Samsung lança sensor de 50 megapixels com autofoco mais rápido

Samsung lança sensor de 50 megapixels com autofoco mais rápido

Em meio a atual corrida por mais megapixels, a Samsung aproveitou para tomar um ar e anunciar um novo sensor com "apenas" 50 megapixels. Batizado de Isocell GN1, o sensor fotográfico promete um autofoco mais rápido, além de mais sensibilidade para cenas com pouca luz.

Na contramão dos sensores com 64 ou 108 megapixels lançados nos últimos meses pela empresa, o novo sensor para câmeras de celular utiliza pontos maiores para captar a luz. Apesar de isso reduzir a quantidade de pixels (pontos), a estratégia potencialmente aumenta a capacidade de registrar fotos em ambientes escuros, especialmente com a técnica que combina múltiplos pontos para um único pixel.

No caso da Samsung, a técnica é batizada de Tetracell, e une os sinais captados por quatro pontos em um só. Na prática, a tecnologia aumenta a área responsável pela captação da luz para cada pixels e, consequentemente, a sensibilidade do sensor, resultando em uma imagem com 12,5 megapixels.

-
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

Outro destaque do sensor GN1, segundo os sul-coreanos, é um autofoco mais rápido, com 100 milhões de pontos de detecção, mesmo para objetos em movimento e ambientes com pouca luz.

Já na parte de vídeo, o novo sensor oferece a opção de capturar imagens em resolução 8K a 30 quadros por segundo.

De acordo com a Samsung, o sensor Isocell GN1 entrou em produção neste mês, mas não há uma estimativa de quando vamos encontra-lo em um aparelho.

Leia a matéria no Canaltech.