Boletim oficial: Brasil registra mais de 45 mil casos do novo coronavírus

Boletim oficial: Brasil registra mais de 45 mil casos do novo coronavírus

O Ministério da Saúde atualizou o cenário do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no país, com as informações coletadas até às 14h de hoje (22). Subiu para 45.757 o número de casos confirmados da COVID-19 no Brasil, o que representa 2.678 novas confirmações registradas nas últimas 24h.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
-

Os óbitos chegam a 2.906 em decorrência da infecção respiratória. Nas últimas 24h, foram 165 novas mortes no território nacional. Essesnúmerosforam compartilhados, individualmente, pelas Secretarias Estaduais de Saúde. Atualmente, a taxa de letalidade da COVID-19 é de 6,4% nos pacientes infectados com o coronavírus.

COVID-19 no Brasil

Entre as regiões brasileiras, o Sudeste concentra o maior número de casos com52,6% dos pacientes da doença no Brasil, o que representa 24.062 pessoas. Em seguida está o Nordeste, com 26,2%, ou seja, 11.969 infectados. Enquanto isso, o Norte registra 4.907 e o Sul contabiliza 3.077 casos. Em último lugar está o Centro-Oeste, que tem 1.742 casos.

A seguir, confira a distribuição de casos e de óbitos pelo novo coronavírus entre os estados brasileiros:

Número de óbitos nacionais do novo coronavírus chega a 2.906 (Imagem: Reprodução/ Ministério da Saúde)

A maior parte das notificações do Brasil, desde a chegada da pandemia no país, está em São Paulo, que concentra15.914 casos confirmados e 1.134 mortes. O segundo estado com mais casos é o Rio de Janeiro, que tem 5.552 confirmações e 490 óbitos. Em terceira posição em mortes, está Pernambuco com 3.298 casos e 282 mortes.

Na federação, Tocantins é o menos afetado, com apenas37 caos e uma morte.No entanto, todos os estados brasileiros já registram casos e óbitos em decorrência do novo coronavírus. Além disso, como atualizado ontem (21), o Brasil já conta com24.325 pacientes recuperados da doença.

Para saber mais sobre a distribuição dos casos confirmados e óbitos em decorrência da COVID-19 no Brasil, o Ministério da Saúde alimenta sua própria plataforma com análises sobre a evolução da COVID-19 e gráficos. Para acessar, clique aqui.

Dimensão do coronavírus

Nesta semana, o ministro da Saúde, Nelson Teich, ampliou de 23,9 milhões para 46,2 milhões a previsão de aquisição de testes, por compras diretas ou através de doações, para diagnóstico da COVID-19. Quando chegarem, os novos testes poderão dimensionar melhor a epidemia no Brasil e ajudar na elaboração de políticas públicas mais assertivas no controle da disseminação do vírus.

Do total, são 24,2 milhões de testes RT-PCR (biologia molecular) e 22 milhões de testes rápidos (sorologia). Essa iniciativa faz parte dos esforços do Ministério da Saúde na busca de novas compras no mercado nacional e internacional para ampliação da testagem do coronavírus no país.

Leia a matéria no Canaltech.