Coronavírus | Entenda o que é carga viral e seu risco aos profissionais da saúde

Coronavírus | Entenda o que é carga viral e seu risco aos profissionais da saúde

Quem diria que 2020 seria um ano tão conturbado, com direito a essa reviravolta que foi o novo coronavírus (causador da COVID-19)? E em meio a tanto caos, os profissionais da saúde demonstram um verdadeiro heroísmo, colocando a própriasaúde em risco para salvar a população — o Canaltech inclusive homenageou essa profissão no Dia Mundial da Saúde.

Apesar do uso de roupas e máscaras protetoras, médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúdeestão mais sujeitosà infecção do que a maioria das pessoas, por estarem na linha de combate e lidarem diariamente com diversos tipos de vírus. O que acontece, basicamente, é que quandoo vírus entra no corpo, invade as células e logo produz réplicas que se acumulam ao longo dos próximos dias, aumentando sua quantidadeno organismo do paciente em questão. Isso é chamado de carga viral.

Entenda o que é carga viral e seu risco aos profissionais da saúde

Mas o que acontece quando essa carga viral fica mais alta? Bem, isso indica que é mais provável que o paciente seja mais contagioso, já que a quantidade de vírus em replicação no seu organismo é alta bastante ativa. Pacientes nesse estágio de infecção precisam ser tratados com todas as medidas de segurança, já que podem, potencialmente, contaminar várias pessoas em um só dia. Inclusive,A OMS aponta que um único paciente de Wuhan, na China, infectou 14 profissionais de saúde.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Contágio

O SARS-CoV-2, que é o coronavírus causador da COVID-19, se aloja no trato respiratório dos pacientes infectados e, por isso, seu contágio se dá através da eliminação de partículas contaminadas no ar através de tosses ou espirros. Por isso é tão importante o uso da máscara e da constante higienização das mãos — uma vez que o vírus, além de sobreviver no ar por alguns minutos, também pode se alojar em diversas superfícies, como a palma da mão ou objetos, e "sobreviver" ali por alguns dias.

Leia a matéria no Canaltech.