Malware Tekya volta a infectar a Play Store e atinge 56 apps

Malware Tekya volta a infectar a Play Store e atinge 56 apps

Por mais que a Google tenha tomado atitudes quanto à segurança da Play Store, as invasões seguem acontecendo na loja de aplicativos da empresa. Uma análise do pessoal da empresa de segurança Check Point mostra que o malware chamado Tekya afetou 56 aplicativos que, juntos, reúnem mais de um milhão de downloads dentro da plataforma, mesmo depois de já ter sido removido no início de março. O efeito colateral para quem era "infectado" inclui fraudes e colhimento de dados pessoais.

O Tekya conseguiu passar despercebido pelas ações antimalware do Google, incluindo o Google Play Protect, porque se escondeu no código nativo do Android — projetado para ser executado apenas nos aparelhos com esse sistema operacional. O malware imitou as ações do usuário para clicar em anúncios e banners de agências como AdMob, AppLovin', Facebook e Unity. Os aplicativos afetados incluíam utilitários como apps de culinária, calculadoras e programas infantis, como joguinhos e quebra-cabeças, entre outros.

Apesar da pequena quantidade de apps infectados, essa nova invasão do Tekya mostra que as medidas do Google não são infalíveis. Para evitar isso, a Check Point recomenda que os usuários mantenham sempre seus dispositivos atualizados com os patches de segurança mais recentes, além da instalação de antivírus confiáveis.

-
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-

Se você percebeu alguma alteração em seu smartphone e foi afetado por esse malware, deixe nos comentários!

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: