Ferramenta do Google quer restringir instalação de apps fora da Play Store
O Google anunciou novos recursos para seu programa de Proteção Avançada. Se antes o serviço se restringia a proteger as contas de usuários, agora a proteção se estenderá a dispositivos Android.
O Programa de Proteção Avançada do Google é um recurso de segurança para contas pessoais e empresariais, voltados para usuários sob risco de ataques direcionados, como ativistas, empresários, políticos e jornalistas. O programa aumenta o rigor de segurança da conta, com uso de chaves de autenticação física, maior restrição no uso de dados pessoais e verificações extra para confirmação de identidade.
- Programa de Proteção Avançada da Google traz proteção extra ao Chrome
- Google libera autenticação de senha para usuários de iPhones; saiba como ativar
- Smart Lock | O que é e como usar no seu celular Android
No Android, a proteção será ampliada para o controle de aplicativos instalados em celulares com as contas protegidas e acontecerá em duas frentes.
-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
-
A primeira é a ativação automática do serviço Play Protect, que verifica com uso de IA a instalação de malware no aparelho. Segundo o Google, o sistema vasculha diariamente mais de 100 bilhões de apps. Aparelhos com contas no programa de proteção avançada não poderão desativar o recurso.

A segunda medida é uma maior restrição à instalação de apps de fora da Play Store. O bloqueio não será total, já que aplicativos poderão ser instalados a partir das lojas de apps pré-instaladas no smartphone, além da opção de instalar pela ferramenta de desenvolvimento ADB. Aplicativos já instalados de fora da Play Store não serão removidos, mas ainda serão verificados pelo Play Protect.
As mudanças devem ser aplicadas gradualmente para dispositivos com contas inscritas no programa e não têm um cronograma para conclusão. O Google anunciou ainda que oferecerá mais opções de proteção contra malware para o Chrome, com base nas mudanças anunciadas no ano passado.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Anatel pede que operadoras aumentem velocidade de banda larga em meio a pandemia
- Adianta usar máscaras para se proteger contra o coronavírus?
- Google está dando R$ 20 aos assinantes do Google One no país
- Coronavírus em tempo real: mapa interativo mostra regiões mais afetadas do globo
- Usuários bombardeiam Google Camera com reviews negativos na Play Store