Ex-chefe da Nintendo nos EUA, Reggie Fils-Aimé tentará salvar a GameStop

Ex-chefe da Nintendo nos EUA, Reggie Fils-Aimé tentará salvar a GameStop

Reggie Fils-Aimé, o ex-presidente da Nintendo nos Estados Unidos e uma das figuras mais proeminentes da indústria mundial de jogos, parece não estar tão "aposentado" quanto fez parecer ao deixar o cargo na empresa. Segundo divulgação feita pela cadeia de lojas norte-americana GameStop, Fils-Aimé será um dos executivos a se juntar ao Comitê de Direção da varejista em 2020.

A entrada de Fils-Aimé vem em um tempo bem nebuloso para a GameStop: a empresa, que tem capital aberto, vem amargando perdas de faturamento e quedas de desempenho há anos, além de rumores de diversos problemas internos, desde assédio moral até horas extras impostas aos seus funcionários (o chamado "crunch time").

Caption

As atribuições de Reggie não foram detalhadas na divulgação, mas ele se junta a outros executivos com ampla experiência no varejo e na indústria de jogos, como William "Bill" Simon (Walmart, Cadbury Schweppes, PepsiCo, and Nabisco) e James "J.K." Symancyk (PetSmart, Academy Sports & Outdoors, Sam"s Club). Os dois últimos assumirão suas posições em caráter imediato, enquanto Reggie Fils-Aimé ainda deve esperar um pouquinho mais — embora esse tempo também não tenha sido divulgado.

-
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-

Reggie Fils-Aimé é uma das figuras mais icônicas da indústria mundial dos jogos e a ele são atribuídos os créditos por tornar a Nintendo um nome mais "agressivo" no setor. Antes de sua contratação em 2003, como um dos vice-presidentes da companhia, a "Big N" vinha perdendo a "guerra de consoles" para o PlayStation 2 e o Xbox. Desde a sua entrada, porém, a Nintendo se mostrou mais direta em suas inúmeras conferências e painéis, chegando a atacar as suas concorrentes em certos pontos. Isso acabou potencializado pelo fato de que o falecido Satoru Iwata havia assumido a presidência global da empresa um ano antes e gostava dessa nova percepção.

Além disso, foi durante uma apresentação na E3 2004, onde a Nintendo estava apresentando o game fitness WiiFit, que Reggie se tornou um meme, ao abrir a palestra com a fatídica frase "My body is ready" ("Meu corpo está pronto", na tradução literal). Reggie, anos depois, admitiu que se sentiu inicialmente incomodado com o meme, considerando a frase dita e o fato de que, ao lado dele, estava ninguém menos que Shigeru Miyamoto, criador de franquias icônicas da Nintendo, como todos os jogos do Super Mario, The Legend of Zelda e Donkey Kong, entre outros. Com o tempo, porém, ele aprendeu a lidar com a repercussão e entrou na brincadeira em várias oportunidades, repetindo a frase de forma ocasional.

Basta uma busca rápida da frase no Google para ver diversas variações, mas nós mostramos o original para você logo abaixo:

No que tange à GameStop, a empresa sediada no Texas promete uma ampla melhoria de vendas para 2020, já que este é o ano em que novos consoles chegarão ao mercado. Entretanto, executivos da companhia admitem que as vendas do último trimestre ficaram 25% abaixo em relação ao mesmo período do ano anterior, dando continuidade às preocupações quanto à saúde financeira da marca.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: