Levantamento da BRK aponta 2024 com menor volume de chuvas dos últimos 9 anos em Porto Ferreira

Balanço pluviométrico registrado 522,6 milímetros de precipitações nos primeiros três meses do ano; resultado é o pior desde 2016 e o ??volume foi 33% menor que o apurado no ano passado

Levantamento da BRK aponta 2024 com menor volume de chuvas dos últimos 9 anos em Porto Ferreira

O balanço pluviométrico realizado pela BRK, expedição responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, mostra que o primeiro trimestre de 2024 foi o mais seco desde 2016. Foram 522,6 milímetros de chuvas registrados pela empresa no pluviômetro localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) Oswaldo da Cunha Leme. No comparativo com 2023, quando foram registrados 780 milímetros no período, houve queda de 33% no volume de precipitações.

O acompanhamento pluviométrico feito mensalmente pela engenharia tem como objetivo observar o comportamento dos gerenciais a fim de gerenciar a captação e o abastecimento de água da cidade. De acordo com dados do levantamento histórico, esse início de 2024 configura o pior cenário de chuvas desde que os dados foram coletados, em 2016.

Um resultado muito diferente dos obtidos no ano passado (780mm) e no anterior (783mm) e bem distante do recorde histórico do primeiro, realizado em 2016, com 798 milímetros trimestre de chuva.

"Vivemos, de fato, um primeiro trimestre muito diferente do que foi registrado em 2023, agora com menos chuva. Isso reforça nossas ações de planejamento e atuação em campo para a manutenção do cenário atual que é de normalidade no abastecimento de água do município", destaca Daniel Makino, gerente de Eficiência Operacional da BRK.

A condição atual do gerenciamento de abastecimento do município confirma a normalidade do sistema. Nesta semana, o rio Mogi Guaçu opera com nível de 2,92 metros, quando o necessário para a captação é de pelo menos 0,50 metro.

Outono com menos chuvas e temperaturas mais elevadas

O cenário para os próximos meses, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), aponta para um outono, que se iniciou em março e se estenderá até junho, com a expectativa de redução no volume de chuvas e temperaturas um pouco acima da média histórica para o período.

Por isso, sempre vale seguir as orientações de consumo consciente da água. A BRK mantém em vigilância a campanha "Jogando Junto pela Água" e disponibiliza um site www.jogandojuntopelaagua.com.br exclusivo com informações sobre o comportamento dos mananciais que abastecem o município, dados referentes ao volume de chuvas do mês e dicas sobre como usar a água sem desperdícios.

A entrega mantém ainda canais de comunicação com seus clientes para dúvidas específicas ou fornecimento de orientações. O telefone 0800 771 0001 funciona 24 horas. Já o WhatsApp (11) 9 9988-0001 pode ser acionado de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h.