Em comemoração ao Dia Mundial da Água, BRK leva conhecimento a estudantes de Porto Ferreira

Alunos aprenderam sobre todo o caminho que a água bruta faz até chegar potável às torneiras dos imóveis do município.

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, BRK leva conhecimento a estudantes de Porto Ferreira

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, alunos da escola estadual "Washington Luiz", localizada no centro de Porto Ferreira, tiveram uma aula especial sobre saneamento abordando os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município, levou às crianças e adolescentes do ensino fundamental informações sobre todos os processos pelos quais a água bruta passa antes de chegar às residências e depois, quando volta limpa, à natureza.

"É muito importante que os nossos alunos tenham consciência e levem esse conhecimento para suas casas, para junto de suas famílias, a respeito da utilização da água. É um processo de conscientização ambiental. Por se tratar de adolescentes, isso ajuda a criar uma cultura de utilização correta da água na nossa cidade, tanto em casa como também nos ambientes profissionais, para aqueles que já trabalham", afirma a diretora da escola, Lucy Mara Tavares de Oliveira.

Durante a palestra foi apresentado aos alunos como é feito todo o processo de tratamento e distribuição de água, desde a captação do recurso hídrico em sua forma bruta no rio Mogi Guaçu, até o tratamento pelo qual a água passa para se tornar potável. Além disso, foi explicado como se dá a distribuição, por meio de redes que se espalham por toda a cidade.

A concessionária possui um rigoroso processo de controle de qualidade que assegura que a água chegue às torneiras dentro dos padrões de potabilidade exigidos pela legislação brasileira. No último ano, a BRK em Porto Ferreira realizou 90.981 análises laboratoriais da água. A concessionária mantém um laboratório móvel que visita as residências para atestar "in loco" a qualidade do produto.

O Laboratório Móvel, inclusive, foi um dos atrativos das palestras. Os estudantes tiveram acesso ao veículo e puderam observar os equipamentos que são utilizados para analisar as condições físico-químicas da água tratada em tempo real.

"A conscientização ambiental é fundamental. A gente sabe que abre a torneira em casa e sai água limpa, mas a gente não sabe todo o processo desde a captação, todo o tratamento, filtragem etc. Isso é importante também para a conscientização de consumo, reflete na educação financeira, enfim, dá um apanhado geral para que possamos viver mais na luz. É uma coisa de cidadania e é isso que nós queremos trabalhar", destaca o professor de matemática Gilberto Bianchi, idealizador do projeto na escola.

Ao todo, 940 alunos participaram da ação na escola, que foi dividida em dois períodos.

Agendamento de palestras e visitas?

Escolas, empresas e instituições interessadas em receber as palestras da BRK ou realizar visitas às instalações podem solicitar o agendamento da ação pelo e-mail [email protected]. As atividades são disponibilizadas de forma presencial e on-line.? Para outras informações e solicitação de serviços, a concessionária disponibiliza atendimento telefônico gratuito pelo 0800 771 0001.??

Acompanhantes Goiania