Medalha do Mérito Esportivo Dr. Tharsis Ramos premiou destaques de Porto Ferreira em 2023

Foram 12 personalidades contempladas com a maior honraria esportiva do município

Medalha do Mérito Esportivo Dr. Tharsis Ramos premiou destaques de Porto Ferreira em 2023

Numa realização da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Porto Ferreira, o Conselho Municipal de Esportes e Lazer (CMEL) divulgou os vencedores e fez a entrega da Medalha do Mérito Esportivo Dr. Tharsis Ramos 2024, em cerimônia realizada no salão social do Porto Ferreira Futebol Clube, na noite de sexta-feira (22/03).

Instituída pela lei municipal 2.630/2008, a medalha é concedida anualmente pelo Conselho aos cidadãos nascidos em Porto Ferreira ou radicados no município há mais de 2 anos que, por quaisquer motivos e em qualquer âmbito, concorram para o desenvolvimento, o aprimoramento e o progresso do esporte.

A Medalha, que leva o nome do saudoso empresário Dr. Tharsis Ramos, um grande incentivador do esporte ferreirense, é a maior honraria concedida pelo Poder Executivo aos esportistas e àqueles que apoiam e incentivam o desporto.

A população participa da escolha, fazendo indicações de forma online. Os mais votados em cada categoria passam depois pela votação final dos membros do Conselho Municipal de Esportes e Lazer.

Compuseram a mesa principal do evento os secretários municipais Anselmo Ramos Basílio (Esportes e Lazer) e Valdemir Guimarães Dias (Segurança e Mobilidade Urbana); o coordenador pedagógico de Educação Física e representante da Secretaria de Educação, César Augusto Tavares Filho; o presidente do CMEL, Gustavo Malaman da Silva; o chefe de Seção da SEL, Ralf Fábio Buriti; o vereador Sérgio Rodrigo de Oliveira (presidente da Câmara Municipal); a filha do patrono da medalha, Rosinez Nogueira Ramos; e o presidente do PFFC, Rogério Endrigo Moraes.

Confira os vencedores por categoria:

Release 126-2024 - medalha do mérito esportivo dr tharsis ramos 2023-24 (2)_batch

Colaborador: refere-se a pessoa que contribui com o desenvolvimento esportivo de forma voluntária, sem remuneração. Vencedor: Marco Aurélio Aona. No ano de 2023, assim como em anos anteriores, vem colaborando com o esporte ferreirense, principalmente com o futsal. Auxiliou as equipes da modalidade que disputaram a Taça EPTV Central, Liga Ferreirense de Futsal e na Liga Paulista de Futsal Sub 20, de forma voluntária e com muita dedicação, tanto nas partidas dentro do município quanto nas viagens. Além de coordenar equipes participantes das competições da Secretaria de Esportes e Lazer e em clubes da cidade.

Release 126-2024 - medalha do mérito esportivo dr tharsis ramos 2023-24 (5)_batch

Incentivador: refere-se ao cidadão que, durante o ano e de qualquer forma incentivou a prática esportiva no município, motivando atletas, técnicos, dirigentes e profissionais de educação física a não desistirem do que é possível construir e alcançar dentro do meio esportivo. Vencedor: Alberto Borges de Oliveira (Beto). É um empreendedor ferreirense responsável pela empresa Porto Run, que idealiza, organiza e promove eventos esportivos, culturais, turísticos e afins. Em Porto Ferreira e região vem realizando provas de corrida de rua e ciclismo. Em 2023, foram mais de 15 eventos, promovendo e incentivando a prática esportiva, lazer, e o bem-estar.

Release 126-2024 - medalha do mérito esportivo dr tharsis ramos 2023-24 (4)_batch

Empresa: refere-se a empresa que colaborou e acreditou no desenvolvimento do esporte durante o decorrer do ano. Vencedor: Supermercado Pague Menos. Nos últimos anos vem apoiando o esporte ferreirense em várias modalidades, tanto as equipes da SEL, como em times amadores da cidade em campeonatos em Porto Ferreira e região, sempre pronto a colaborar com o esporte como um todo.

Release 126-2024 - medalha do mérito esportivo dr tharsis ramos 2023-24 (3)_batch

Dirigente: refere-se ao gestor esportivo, administrativo ou mesmo liderança, que tenha se destacado no ano. Vencedor: Rogério Endrigo Moraes. Presidente do PFFC, vem há anos trabalhando à frente do clube, em prol do esporte. O clube realiza campeonatos internos, incentivando diversas modalidades, com tradicionais equipes de futebol da cidade. Participa de festivais de natação, nas quais seus atletas têm grande destaque, demonstrando um grande trabalho na formação de novos atletas. Participa também de torneios da APV no vôlei adaptado. O PFFC oferece também aula de judô, além de o clube ter inaugurado quadras de beach tennis no ano de 2023, ou seja, promovendo o esporte em geral, no máximo de modalidades possível. No boxe chinês (sanda) também vêm recebendo bastante visibilidade, como por exemplo no Campeonato Paulista de 2023, no qual a professora e três alunos saíram com medalhas, foram 3 ouros e uma prata. E o clube ainda fechou parceria com a Porto Football, promovendo assim um futebol mais forte para a cidade, além de melhorias para o estádio Ferreirão por meio desta parceria.

Release 126-2024 - medalha do mérito esportivo dr tharsis ramos 2023-24 (8)_batch

Técnico: refere-se ao técnico destaque do ano, em qualquer nível e modalidade esportiva. Vencedor: Kaique Ronque Bentlin. No ano de 2023, esteve à frente do basquete ferreirense. Teve a oportunidade de ser técnico das categorias de base da SEL e pôde levantar a taça de campeão da Copa Difusão com a sua equipe sub-17, e também ficou com o prêmio de terceiro lugar da Copa Difusão com o sub 14/15. Kaique faz um trabalho sério e está há 2 anos no comando da equipe. A melhora da equipe é notável, sob sua liderança, conselhos e dicas.

Release 126-2024 - medalha do mérito esportivo dr tharsis ramos 2023-24 (7)_batch

Atleta Feminino: refere-se ao atleta destaque do ano, em qualquer nível e modalidade esportiva. Vencedora: Sabrina Machado (representada por sua mãe, Ivonete). Atleta ferreirense que há anos atua no mais alto nível do vôlei nacional. Sabrina já passou por vários clubes, desde que começou nas categorias de base de Porto Ferreira. Como por exemplo: GR Barueri, São José Vôlei, ADC Bradesco, São Cristóvão Saúde/São Caetano, Curitiba Vôlei e atualmente é destaque do Sesc RJ Flamengo. Sabrina já ganhou inúmeros títulos: Campeã Paulista Juvenil – Campeã do Torneio Início sub-21/SP – Campeã da Copa Minas sub-21 – Campeã Paulista sub-21 – Campeã dos Jogos Abertos da 2° Divisão/SP – Vice-Campeã do Troféu Super Vôlei – Pentacampeã Carioca – Vice-Campeã da Supercopa – Vice-Campeã dos Jogos Pan-Americanos. Nos Jogos Mundiais Universitários de Verão 2023, disputados na China, além de ser vice-campeã, Sabrina teve a honra de carregar a bandeira do Brasil na abertura dos Jogos. A atleta vem jogando como titular da seleção brasileira, com grandes atuações, sendo convocada para representar a seleção brasileira em 2023 em diversas oportunidades, além de colecionar prêmios individuais de destaque da partida.

Release 126-2024 - medalha do mérito esportivo dr tharsis ramos 2023-24 (6)_batch

Atleta Masculino: refere-se ao atleta destaque do ano, em qualquer nível e modalidade esportiva. Vencedor: Matheus Soares de Souza. Em 2023, o atleta foi campeão na maioria dos campeonatos que participou no futsal. Ele foi campeão em campeonatos internos do Clube de Campo das Figueiras, campeão do Campeonato Municipal de Porto Ferreira e também em campeonatos da região, além de ter sido o melhor goleiro em vários deles. Matheus vem há anos disputando e liderando a equipe ferreirense como goleiro e capitão na taça EPTV.

Release 126-2024 - medalha do mérito esportivo dr tharsis ramos 2023-24 (11)_batch

Paratleta Masculino: refere-se a pessoa com deficiência, que tenha se destacado no ano, em qualquer nível e modalidade esportiva. Vencedor: Gabriel Pereira Purgato. No ano de 2023, Gabriel competiu em alto nível, foi medalhista no Paulista e pegou índice no Brasileiro nos 100 metros livre, e ficou entre os 15 melhores do país em sua categoria. Gabriel participa de campeonatos em nível regional, estadual e nacional, sempre conseguindo bons índices. No Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2023 foi medalha de ouro nos 100m livre e 100m borboleta.

Paratleta Feminino: refere-se a pessoa com deficiência, que tenha se destacado no ano, em qualquer nível e modalidade esportiva. Vencedora: Mariana Martins. É uma paratleta ferreirense que já há vários anos vem fazendo bonito nas provas em que disputa. No ano de 2023 foi vice-campeã brasileira nos 50m nado livre no mês de outubro, e já em novembro o ano ficou ainda mais especial, pois no Campeonato Paulista de Paranatação de Verão 2023, Mariana sagrou-se campeã paulista em todas as provas das quais participou, terminando o ano com medalhas referentes a 50m livres, 100m borboleta e 100m costas, além de medalhas em provas de revezamento.

Honorável: refere-se ao atleta ferreirense ou aqui radicado que, representando o município, estado ou país, tiver participação e/ou resultado expressivo em competição nacional e internacional em qualquer época. Homenageado: Marco Antonio Thomazin. Ou Thomate, trabalhou com iniciação nas categorias de base do voleibol no município nos anos 1980. Nesta época, também foi um dos idealizadores e organizadores das gincanas que eram sucesso na cidade. Foi preparador físico da equipe adulta de vôlei feminino que disputou a Federação Paulista na década de 1990. Foi atleta de voleibol representando os municípios de Porto Ferreira, Ribeirão Preto, Araçatuba e Rio Claro. Foi árbitro renomado da Federação Paulista de Voleibol. Foi também arbitro da APV, desde o início da entidade. Foi chefe da Seção de Esportes por duas gestões, quando fez um excelente trabalho no desenvolvimento esportivo da cidade. É membro do Conselho Municipal de Esportes e atualmente chefe de Seção de Lazer Esportivo desde 2017, em que faz um grande trabalho, organizando competições diversas para a população. Thomate ainda atua no vôlei adaptado e vôlei indoor.

Release 126-2024 - medalha do mérito esportivo dr tharsis ramos 2023-24 (10)_batch

Personalidade: refere-se ao cidadão participativo que, durante o ano incentivou a prática esportiva, bem como agiu de maneira a fomentar as atividades desportivas. Homenageado: Wilson Rogério Ferreira. Vice-presidente da Liga de Judô Paulista, além de ser sensei em Porto Ferreira, no PFFC, Clube de Campo e Grêmio da MarGirius, coordena também projetos em outras cidades da região, como Santa Rita do Passa Quatro e Descalvado. No ano de 2023 recebeu moção de aplauso na Câmara Municipal de Porto Ferreira pela organização da 2ª etapa do Campeonato Paulista de Judô e do 2º Festival Open de Judô Dangai. São três etapas que acontecem durante o ano, e uma delas o sensei conseguiu trazer para Porto Ferreira. Foram mais de 500 atletas de todo o Estado de São Paulo participando das competições de judô, e o evento foi um grande sucesso.

Release 126-2024 - medalha do mérito esportivo dr tharsis ramos 2023-24 (9)_batch

In-Memoriam: refere-se a atletas já falecidos e que em vida prestaram relevantes serviços ao esporte ferreirense. Homenageado: Sérgio de Moraes Martins (medalha entregue ao seu filho, Otto). Ou Serginho Martins, como gostava de ser chamado, nasceu em São Paulo, porém era um ferreirense de coração, pois veio para Porto Ferreira logo após seu nascimento. Desde a sua adolescência se interessou por política. Desejava seguir os passos de seu bisavô David Zadra. Em sua vida profissional, trabalhou como escriturário no escritório Contac e no Banco Itaú, como professor de Educação Física no Sesi e como chefe da Seção Municipal de Esportes na gestão 2005/2008. Neste cargo, teve a oportunidade de criar e implantar políticas públicas para o esporte e lazer, e durante sua gestão várias obras e projetos foram realizadas e projetos de leis foram aprovados. Cumpriu dois mandatos como vereador, já tendo ocupado o cargo de vice-presidente da Câmara Municipal, gestão 2009/2010, e presidente da Comissão de Justiça e Redação, dentre outras. Atuou em defesa do Esporte, da Educação – incluindo os profissionais da área –, do Meio Ambiente, dos animais e da população menos favorecida. Após isso, como diretor de escola - Programa de Ensino Integral, tinha como objetivo contribuir para que a escola conseguisse cumprir sua missão de formar jovens autônomos, solidários e competentes. A Medalha do Mérito Esportivo Dr. Tharsis Ramos é uma lei municipal de autoria do então vereador Sérgio Martins. Ele faleceu em 16 de março de 2023, aos 58 anos de idade.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos