Renata Braga filia-se ao PL, deixa o ninho tucano e diz que vai levar correligionários para nova legenda nas eleições de 2024

Renata Braga filia-se ao PL, deixa o ninho tucano e diz que vai levar correligionários para nova legenda nas eleições de 2024

A ex-prefeita Renata Braga pronunciou-se esta semana sobre seu destino político: confirmou sua filiação no PL (Partido Liberal) e deixou a presidência do PSDB.

"Fiz de tudo para manter o partido que meu pai, Dorival Braga, ajudou a fundar ao lado de tantos líderes como Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, mas estou fazendo uma escolha porque não souberam respeitar as raízes e quem tanto trabalhou por Porto Ferreira", disse a fisioterapeuta que governou a cidade entre 2013 e 2016 como a primeira mulher eleita para o Executivo ferreirense.

A convite dos diretórios estadual e federal do PL, a ex-prefeita será recebida no diretório municipal do PL com tapete vermelho pelo irmão André Braga, ex-prefeito de Porto Ferreira por dois mandatos e vereador por um mandato, e que já embarcou na legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro em junho do ano passado, deixando o PSDB após mais de três décadas de filiação.

Entre as suas primeiras movimentações dentro da "nova casa", Renata Braga vai reivindicar a presidência do PL Mulher em Porto Ferreira.

No comando nacional da legenda, quem ocupa a função é a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro que tem viajado todo o País, de cidade em cidade, fortalecendo o movimento feminino visando inspirar, motivar e oferecer a formação continuada para a participação da mulher na política partidária. "É isso que eu farei", afirmou ela.

Antes do fechamento da janela partidária em 5 de abri, a ex-prefeita estará convocando, um a um, as pessoas que respeitam a tradição dos Bragas, também antigos correligionários e que estão em outros diretórios a fim de aumentar o número de filiados.

"Sei do meu potencial político, pois fui eleita com quase 40% dos votos válidos em 2013 e tenho cabedal para identificar candidatos e principalmente candidatas com potencial de serem eleitos e apoiá-los para que tenham sucesso e sejam eleitos pelo PL", ressaltou.

"Quero ainda aumentar a participação da mulher na política para que tenhamos leis e políticas públicas que venham ao encontro das necessidades e dos anseios femininos e que venham reduzir as desigualdades sociais: vindo do povo, trabalhando pelo povo e para o povo".

Outros compromissos como recém-filiada ao PL será visitar os gabinetes dos deputados e deputadas estaduais do partido e manter contato direto com os representantes do partido no Congresso Nacional para buscar emendas parlamentares para a cidade e para as entidades que tanto auxiliam e ajudam os cidadãos.

"Mais uma vez vou lançar meu compromisso com a população ferreirense: mostrar que a mulher é responsável, sensível, moderna, que respeita a família como a essência da sociedade e que pode fazer a diferença onde ela quiser e como ela quiser", concluiu Renata Braga.

Quando perguntada se em 2024 focará a câmara municipal ou a prefeitura, Renata Braga se limita a dizer que por hora quer conhecer o novo grupo político, se entrosar com os novos pares, ouvir cada vez mais a população sobre suas dores e, conversar com sua família, e no momento oportuno, decidir com calma qual o passo a ser dado. Uma coisa é certa: Renata Braga está no jogo!