Um caminho para uma vida ativa e saudável

Além de prevenir, hoje a atividade física é recomendada em quase todas as patologias como coadjuvante no tratamento, independente da complexidade

Um caminho para uma vida ativa e saudável

Em uma sociedade em constante evolução, onde a busca pela qualidade de vida se torna cada vez mais relevante, a prática de atividade física na terceira idade ganha destaque como um elemento crucial para o bem-estar e a longevidade.

O Jornal do Porto teve a oportunidade de entrevistar o educador físico Fábio Demétrio, que compartilhou sua visão sobre a importância dessa prática para os idosos.

Segundo Fábio, a atividade física é considerada o remédio universal para todas as camadas da sociedade. Na terceira idade, promove ganhos sociais e corporais, além de mais autonomia, melhora na locomoção, energia e disposição para as atividades do cotidiano.

Sobre os benefícios físicos, o educador enfatiza os impactos positivos que os alunos relatam diariamente: Disposição, autonomia, autoestima, melhora no sono, diminuição do estresse, aptidão para executar tarefas do dia a dia.


No entanto, a nossa reportagem perguntou se existem exercícios específicos para a terceira idade?

"Não existem exercícios específicos e sim cuidados específicos, a carga, as execuções, a intensidade, tudo necessita de personalização, com propostas específicas para o aluno atendido. Exercícios globais, que atendam várias porções musculares, com mais ênfase nos músculos inferiores, costumam ser mais utilizados de acordo com a necessidade apresentada."

Diante da resposta, ele comentou a importância de um profissional estar acompanhando as atividades; segundo Fábio, é indispensável, pois com a supervisão de um profissional, fatores essenciais para o desenvolvimento físico/motor serão atendidos, como postura de execução, carga, volume, intensidade e respeito às individualidades, capacidades ou limitações.

Também explicou a importância de procurar um médico antes do início.

"Ao se exercitar, nosso corpo eleva batimentos cardíacos, níveis de pressão, uma maior demanda energética, sendo assim, para que a atividade escolhida seja produtiva e traga benefícios, é de suma importância que quaisquer fatores limitantes sejam verificados para auxiliar no planejamento das atividades, podendo inclusive utilizar a própria atividade como meio de contribuição para a melhoria da saúde.

Resumindo, com acompanhamento médico, a atividade será mais segura e produzirá resultados cada vez mais abrangentes", disse o educador à nossa reportagem.

Um alerta importante foi sobre a prevenção de doenças agravadas pelo sedentarismo, como hipertensão, diabetes, doenças circulatórias e obesidade. Além de prevenir, hoje a atividade física é recomendada em quase todas as patologias como coadjuvante no tratamento, independente da complexidade.

Fábio Demétrio está há 17 anos na profissão, tem a formação em licenciatura e Bacharelado em Educação Física; Especialização em Reabilitação Física; Especialização em Atividades Físicas para Grupos Especiais.


Dr Carlos Alberto Sette 74 anos | Rosa Maria Sette 70 anos | Neto Saulo | Educador Físico - Fábio Demétrio