Prefeitura inaugura Cras da Zona Sul na próxima quarta-feira, com presença de secretário estadual

Equipamento faz parte da política de descentralizado dos atendimentos na assistência social

Prefeitura inaugura Cras da Zona Sul na próxima quarta-feira, com presença de secretário estadual

Em cumprimento de mais um item do Programa de Governo da atual Administração Municipal, a Prefeitura de Porto Ferreira vai inaugurar na próxima quarta-feira (06/03), às 10 horas, o novo Cras (Centro de Referência da Assistência Social) da Vila Maria, que atenderá aos moradores da Zona Sul da cidade.

O equipamento está localizado na rua Batista Arnoni, na lateral do prédio que abriga a Emef Wladimir Salzano. Ali foram investidos cerca de R$ 175 mil.

Além das autoridades municipais, o evento deverá contar com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento.

"O Cras é um importantíssimo equipamento público que atende uma parcela da população que mais necessita de serviços e programas sociais oferecidos pela Prefeitura. Recentemente inauguramos o Cras do Jardim Dornelles, que levou o nome de Rafael Storti, e agora entregaremos o da Vila Maria, que levará o nome da Elisete do Perpétuo Socorro de Sá. Com mais esses dois núcleos teremos um Cras em cada região da cidade, cumprindo nosso programa de governo, pois hoje já contamos com unidades no Jardim Anésia e Jardim Centenário", destacou o prefeito Rômulo Rippa.

Entenda o Cras

Segundo a Política Nacional de Assistência Social, a definição do território de abrangência dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) considera especificidades como a realidade socioeconômica e cultural das famílias, os recursos do território e suas vulnerabilidades; a característica da rede de serviços local; as iniciativas de organização e mobilização social e seus potenciais individuais e coletivos.

A política se organiza como sistema, sendo que a oferta de serviços se estrutura em dois níveis de complexidade: serviços de baixa complexidade, desenvolvidos nos Cras, e serviços de média e alta complexidade, desenvolvidos nos Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), discriminados a partir das situações de vulnerabilidade e riscos enfrentados pela população.