Dr. Gustavo de Freitas é o novo presidente do PSDB em Porto Ferreira, que vê fim da "era Braga"

Dr. Gustavo de Freitas é o novo presidente do PSDB em Porto Ferreira, que vê fim da

Desde segunda-feira (19), o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) está com um novo diretório municipal provisório, cujo presidente é o advogado Dr. Gustavo de Freitas, secretário de Gestão da Prefeitura de Porto Ferreira no governo Rômulo Rippa (PSD). As informações foram checadas pelo Jornal do Porto junto ao Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP3) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A composição do diretório conta também com outros seis membros. Ainda de acordo com a pesquisa junto ao TSE, o diretório tucano ferreirense estava sem comando partidário desde agosto de 2023.

No segundo semestre do ano passado uma resolução publicada pelo diretório estadual do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), assinada pelo presidente Marco Vinholi, havia suspendido para análise da executiva as convenções partidárias que seriam realizadas em Porto Ferreira e outros 52 municípios paulistas, entre eles a Capital e, da região, Tambaú e Luís Antônio.

A resolução de Vinholi, ex-deputado estadual e ex-secretário de Desenvolvimento Regional no governo João Dória (2019-22), não dizia o motivo da suspensão das convenções destes municípios, apenas que foram feitas análises pela Comissão Eleitoral. E determinava que "os presidentes das executivas municipais dos respectivos municípios devem ser imediatamente notificados com as devidas representações e o parecer da comissão eleitoral estadual para que possam apresentar a sua defesa em 48 horas".

Até então, a presidência do PSDB local estava a cargo da ex-prefeita Renata Braga. A sigla em Porto Ferreira, aliás, sempre se confundiu com o histórico político da família Braga, pois o fundador do diretório municipal foi o ex-deputado estadual e ex-prefeito Dorival Braga, no final da década de 1980. André Braga, nos anos em que foi prefeito (1997-2004), também era filiado ao PSDB, que retornou ao comando da cidade com Renata, no período de 2013 a 2016.

Dorival deixou o PSDB e ingressou no PTB no início deste século. Depois, chegou a ser eleito vereador em 2012 pelo PSB. Os filhos Renata e André, porém, permaneceram no ninho tucano.

Entretanto, o fim da "era Braga" no PSDB já dava sinais ainda em 2023. André Braga, em junho, se filiou ao PL de Jair Bolsonaro depois de décadas como um dos líderes tucanos locais. Lembrando que em 2020 ainda havia disputado as eleições para prefeito com o 45.

Esta situação de debandada do PSDB de figuras históricas, não só em Porto Ferreira, mas também em diversos outros municípios, não estaria sendo bem-vista pela executiva estadual. Desta forma, muitos diretórios estão mudando de mãos com o objetivo de reconstruir a sigla que já foi a mais poderosa do Estado e dominou a política paulista por quase 30 anos.

Com o Dr. Gustavo de Freitas no comando do PSDB local, parece claro que o partido será mais um a compor a base situacionista que lançou como pré-candidato a prefeito nas eleições de outubro o secretário de Relações Institucionais do governo Rippa, Marcos Maquininha (PSD).