Polícia Militar Ambiental de Ribeirão Preto resgata aves nativas em ação contra o tráfico

Equipe atende denúncia anônima em Jardinópolis e apreende aves mantidas ilegalmente em cativeiro

Polícia Militar Ambiental de Ribeirão Preto resgata aves nativas em ação contra o tráfico

A equipe da Polícia Militar Ambiental de Ribeirão Preto agiu rapidamente em resposta a uma denúncia anônima feita no município de Jardinópolis, resultando no resgate de várias aves nativas que estavam sendo mantidas em cativeiro ilegalmente. A operação culminou na apreensão de 30 gaiolas, 8 alçapões e 36 aves, todas desprovidas de anilhas de identificação, revelando um claro indício de tráfico de animais silvestres.

Além disso, a descoberta alarmante incluiu o fato de que sete gaiolas estavam equipadas com alçapões armados, indicando uma intenção de capturar mais aves ilegalmente. Em resposta a esses eventos preocupantes, foram emitidos dois Autos de Infração Ambiental contra o responsável pela posse das aves. O primeiro auto foi aplicado no valor de R$ 14.500,00, enquanto o segundo totalizou R$ 3.500,00 em multas.

Uma vez resgatadas, todas as aves foram prontamente reintroduzidas em seu habitat natural, em uma ação que visa garantir sua sobrevivência e preservação das espécies. Este resgate destaca a importância da colaboração da comunidade por meio de denúncias anônimas para combater o tráfico de animais silvestres e proteger nossa fauna nativa. A Polícia Militar Ambiental reitera seu compromisso com a defesa do meio ambiente e a aplicação da legislação ambiental vigente.