Quarta-Feira de Cinzas e Abertura Oficial da Campanha da Fraternidade 2024: Um Tempo de Reflexão e Conversão

A Quaresma, como é tradicionalmente conhecida, é um período de quarenta dias que precede a Semana Santa, durante o qual os fiéis são convidados a se dedicarem à penitência, jejum e obras de caridade

Quarta-Feira de Cinzas e Abertura Oficial da Campanha da Fraternidade 2024: Um Tempo de Reflexão e Conversão

Nesta quarta-feira, dia 14 de fevereiro, os fiéis católicos de Porto Ferreira, São Paulo, e de todo o Brasil, iniciam um período significativo do calendário litúrgico com a celebração da Quarta-Feira de Cinzas. Marcada pela imposição das cinzas e o início da Quaresma, esta data é profundamente simbólica para os cristãos, pois inaugura um tempo de preparação espiritual para a celebração da Páscoa.

Em Porto Ferreira, os devotos têm a oportunidade de participar de diversas missas em diferentes paróquias, com horários variados para atender a todos os fiéis. Confira abaixo os horários e os celebrantes das missas na cidade:

  • Paróquia de Nossa Senhora da Rosa Mística (bairro Vila Real): Missa às 20 horas, oficiada pelo Padre Paulo Henrique Manhe.

  • Paróquia Nossa Senhora Assunção (Vila Sibila): Missa às 18h30, celebrada pelo Padre Paulo Henrique Manhe.

  • Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (Vila Maria): Missa em dois horários, às 8 horas e às 19h30, presidida pelo Padre Alexandre Lucente.

  • Santuário de São Sebastião (centro da cidade): Missa às 19 horas, celebrada pelo reitor do Santuário, Padre Amarildo Marçoli.

  • Comunidade de Nossa Senhora das Dores (bairro Jardim Anésia): A liturgia de imposição das cinzas será na quinta-feira, dia 15 de fevereiro, às 19h30.

A Quaresma, como é tradicionalmente conhecida, é um período de quarenta dias que precede a Semana Santa, durante o qual os fiéis são convidados a se dedicarem à penitência, jejum e obras de caridade. É um tempo de reflexão sobre a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, além de ser uma oportunidade para os crentes renovarem sua fé e se aproximarem de Deus.

Este ano, a Quaresma ganha ainda mais relevância com a abertura oficial da Campanha da Fraternidade (CF) de 2024. Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, "Fratelli Tutti", a CF deste ano traz como tema "Fraternidade e Amizade Social" e lema "Vós sois todos irmãos e irmãs" (Mt. 23, 8). Esta campanha, que já perdura há 60 anos, busca promover a solidariedade, a justiça social e a fraternidade entre os brasileiros, incentivando a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Ao receber a imposição das Cinzas, os fiéis são convidados a iniciar uma jornada de conversão do coração, rumo à Páscoa do Senhor. Este gesto simbólico de receber as cinzas sobre as cabeças é um lembrete de nossa condição humana: frágil, transitória e sujeita a falhas. É um convite à humildade, ao arrependimento e à reconciliação com Deus e com o próximo.

Portanto, nesta Quarta-Feira de Cinzas e início da Quaresma, é tempo de voltar nosso olhar para dentro de nós mesmos, refletir sobre nossas ações e buscar a verdadeira conversão do coração. Que este período de preparação nos conduza a uma vivência mais autêntica da fé, do amor e da solidariedade, conforme o exemplo de Cristo, e que possamos, juntos, construir uma sociedade mais fraterna e justa para todos.