Boizão 90 anos: tradição que marca gerações do Carnaval de rua ferreirense

Boizão ganha documentário e emociona os ferreirenses

Boizão 90 anos: tradição que marca gerações do Carnaval de rua ferreirense

O tradicional Bloco do Boi de Porto Ferreira completa neste Carnaval 90 anos, mantendo o espírito popular, aberto e arrastando multidões. Este ano, para comemorar, ainda ganhou um excelente filme-documentário, "É o Boi", mostrando que segue mais vivo do que nunca.

Até pouco tempo atrás seus integrantes se autodenominavam Bloco do O Boi, embora os foliões sempre trataram como Bloco do Boi ou Boizão. Agora, devidamente registrado como uma organização, atende por Associação Carnavalesca Ferreirense.

Não importa o nome, mas sim a figura, que teve sua primeira presença nas ruas no ano de 1934. De acordo com a Revista do Centenário de Porto Ferreira, editada pelo saudoso radialista Orestes Rocha, a "fera", inicialmente, era confeccionada por Florisbelo David, Picolino, Sai Cedo, Antonio Martins (pai), Leodobino, Coimbrão e outros funcionários da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

"Lembro-me que o Boi saía da residência dos irmãos Nico, Oscar e Cido Espírito Santo, na rua Dona Balbina, esquina com Francisco Prado, e tempos depois, saía da casa de Sebastião dos Santos (Sebastião Pampa), na rua Dona Balbina. Com armação de bambu, o Boi era coberto por pedaços de lona, já sem uso na Companhia Paulista", escreveu Orestes.

Depois de 5 anos, os ferroviários deixaram de fazer o boi, e então José Américo da Silva Filho e Aparecido Espírito Santo, que brincavam fantasiados de ciganos junto com o boi, deram continuidade à folia. José Américo permaneceu como líder do grupo, gerações após gerações, até seus últimos dias, falecendo em 2010.

O Boizão seguiu soberano durante todos esses anos, mas também teve uma função importante na cultura popular ao gerar diversas crias, ou seja, outros blocos que também se basearam no princípio das figuras com armação de bambu, que levam às ruas, além dos bois, outros bichos, nega maluca, garrafinha etc.

Em 1974, foi criado o Bloco do Boi Infanto Juvenil, que também atrai grande público até hoje. O Bloco da Vaca começou a sair em 1975 e por muito tempo foi a agremiação com maior número de seguidores. Porém, desfilou pela última vez em 2014.

Em 1988, foi criado o Bróco do Burro, que abre o Carnaval ferreirense na quinta-feira. O Bloco Inimigo Meu, um dos que atrai o maior público nos últimos anos, foi formado em 1989. Além destes, outros blocos foram surgindo nas últimas décadas, como o Bloco da Zebra, o Trovão Azul, Meninos do Morro e Boi Modelo.

Boizão ganha documentário e emociona os ferreirenses


Porto Ferreira foi palco nos últimos dias da aguardada pré-estreia do documentário "É o Boi", uma criação dos talentosos ferreirenses Diego Denardi e Silvia Sakurai. O projeto, que teve início em 2014, marcou uma década de intensa pesquisa, filmagem e produção, sendo lançado de forma gratuita na cidade com o apoio fundamental da Prefeitura e do SEST/SENAT.

As exibições aconteceram em duas datas distintas: no sábado, dia 03/02, às 14h30, no Ginásio de Esportes Adriano José Mariano; e na terça-feira, dia 06/02, às 19h, no auditório do SEST/SENAT.

O documentário, sob a direção de Diego Denardi, mergulha nos diferentes períodos do Carnaval ao longo da última década, destacando a resistência e consolidação dos blocos de boi ao longo dos anos, enfrentando uma variedade de desafios, incluindo a adversidade imposta pela pandemia do Covid-19. A equipe de produção, liderada por talentos locais como Denardi, Sakurai e Rafael Fávaro, conta ainda com a coprodução da produtora paulistana Chatrone.

Durante as exibições, o secretário de Cultura e Economia Criativa Régis Berretta marcou presença, enaltecendo a importância cultural do documentário para a comunidade ferreirense.

O filme aborda desde o emocionante surgimento do primeiro bloco de boi da cidade, o emblemático Bloco do Boizão, com uma tocante homenagem ao seu visionário fundador Zé Américo, até a evolução e relevância de outros blocos como Infanto-juvenil, Bróco do Burro e Inimigo Meu, que enriqueceram a tradição carnavalesca local ao longo do tempo.

"É o Boi" é mais do que um registro histórico, é um testemunho vivo da vitalidade cultural e da identidade comunitária de Porto Ferreira, capturando a essência única dos seus carnavais e a paixão de seus participantes.

Dorival Braga recebe homenagem da diretoria do Boizão pelo apoio ao bloco

A diretoria do Boizão, representada pelo presidente Edson Kannov e Wilson Malaman, dedicou esta semana um momento especial ao ex-deputado estadual e ex-prefeito Dorival Braga. Ao longo dos anos, Dorival tem sido um grande incentivador da agremiação, destacando-se como um dos primeiros "boizeiros".

"Neste ano em que celebramos o 90º aniversário do Bloco do Boizão, gostaríamos de expressar nossa gratidão pela contribuição valiosa de Dorival para a história e o espírito vibrante do Boizão. Carnaval, alegria, moderação e cultura sempre foram valores que nos unem, e sua presença tem sido fundamental para fortalecer esses pilares", escreveu a diretoria.

Em vídeo publicado nas redes sociais de André Braga, filho de Dorival, o histórico folião relembrou algumas passagens do Boizão, além de receber uma camiseta do bloco. "Nós somos não os precursores, apenas colaboradores. Ou tocando o bumbo, ou participando debaixo do boi, de qualquer forma criando condições para o melhor Carnaval de rua de nossa terra", disse Dorival, que completa 89 anos neste sábado (10).