BRK alerta sobre a importância do combate ao mosquito da dengue diante do aumento de casos no início do ano

Avanço dos casos da doença é atribuído ao aumento de chuvas, elevadas temperaturas e a presença de locais propícios para a proliferação do Aedes aegypti

BRK alerta sobre a importância do combate ao mosquito da dengue diante do aumento de casos no início do ano

É crucial combater a proliferação do Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya, ao longo de todo o ano. Mas especialmente no início do ano, quando há um aumento de chuvas e elevadas temperaturas, isso se torna mais evidente. Com o intuito de alertar a população contra a proliferação do Aedes, a BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, destaca a importância de ações preventivas simples, mas ao mesmo tempo eficazes, para conter o avanço do inseto.

As arboviroses, como são chamadas essas doenças, são epidêmicas e transmitidas pela fêmea adulta do Aedes aegypti, mosquito que geralmente circula em regiões quentes e chuvosas. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, até 20 de janeiro foram registrados 10.728 mil casos de dengue, em comparação aos 8.466 mil casos no mesmo período de 2023.

Os principais sintomas dessas doenças incluem febre alta, erupções cutâneas, dores musculares e nas articulações. Em casos mais graves, a doença pode resultar em hemorragia interna em órgãos e tecidos, levando à morte. Em janeiro de 2024, o estado de São Paulo contabilizou sete mortes pela doença.

A forma mais eficaz de combater o mosquito Aedes é evitar sua reprodução, eliminando possíveis criadouros que acumulem água da chuva, como garrafas, pneus, vasos de plantas e calhas.

"Antes, acreditava-se que mosquito só se reproduzia em água limpa, mas agora sabemos que isso também se dá em água suja, nos obrigando a ser mais rigorosos em relação aos criadouros. Apesar disso, o combate à proliferação da doença continua sendo algo que depende muito de pequenas ações que tomamos dentro de nossas casas. A conscientização é essencial. E, adicionalmente, nunca é demais dizer que se tiver sintomas, deve-se procurar ajuda médica o quanto antes para diagnóstico e início de tratamento", destaca Diego de Oliveira e Silva, gerente da área de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente na BRK.

Confira algumas dicas práticas para evitar a reprodução do mosquito:

- Mantenha garrafas vazias viradas com a boca para baixo e evite água parada em potes e pneus;

- Verifique o acúmulo de água parada nas calhas e mantenha a limpeza em dia;

- Higienize e tampe corretamente a caixa d"água para evitar acúmulo de resíduos sólidos;

- Certifique-se de que seu imóvel direciona a água da chuva corretamente para a rede de drenagem pluvial;

- Feche bem os sacos de lixo e mantenha as lixeiras tampadas;

- Limpe semanalmente ou preencha os pratos dos vasos de plantas com areia;

- Utilize telas nas janelas para evitar a entrada dos mosquitos nos imóveis;

- Limpe frequentemente os potes de água para animais;

- Cubra e realize manutenção periódica de áreas com piscinas;

- Dê descargas em vasos sanitários pouco utilizados;

- Limpe ralos e canaletas externas. Em ralos pouco utilizados, depositar uma colher de água sanitária em um litro de água limpa ajuda a evitar a proliferação do mosquito.