Polícia Militar Ambiental de Santa Rita do Passa Quatro-SP elabora auto de infração ambiental por atropelamento de cachorro com dolo

Polícia Militar Ambiental de Santa Rita do Passa Quatro-SP elabora auto de infração ambiental por atropelamento de cachorro com dolo

Em 26 de janeiro de 2024, a Polícia Militar Ambiental de Santa Rita do Passa Quatro - SP tomou medidas contra um ato chocante de maus tratos a um animal, registrado em vídeo e amplamente divulgado nas redes sociais. O incidente, ocorrido em 25 de janeiro de 2024, envolveu o atropelamento de um cachorro de porte médio, sem raça definida, por um veículo da marca Volkswagen, modelo Voyage.

A condutora do veículo, conforme observado no vídeo, atropelou deliberadamente o animal, que estava deitado sobre o logradouro público. O momento chocante foi gravado por uma câmera de segurança residencial, e as imagens revelaram não apenas o atropelamento, mas também a omissão da condutora em prestar qualquer tipo de socorro, mesmo após ouvir os gritos de dor do animal.

Diante da evidente intenção da condutora em causar danos ao cachorro e da sua falta de ação para auxiliar o animal ferido, a Polícia Militar Ambiental elaborou um Auto de Infração Ambiental "por praticar ato de maus tratos contra animal doméstico". A penalidade inclui uma multa, refletindo a gravidade do ocorrido.

Apesar dos ferimentos, o cachorro sobreviveu e está atualmente recebendo cuidados veterinários. Felizmente, a resposta rápida das autoridades e o apoio médico permitiram a recuperação do animal, não resultando em sua morte.

Do ponto de vista criminal, a condutora "in tese" incorre no artigo 32 da Lei 9605/98, conhecida como a Lei de Crimes Ambientais. A Delegacia local foi informada dos fatos e registrou um Boletim de Ocorrência, dando início a um inquérito policial para investigar o ocorrido.

Esse episódio levanta questões importantes sobre a necessidade de conscientização e respeito aos animais, além de destacar a importância de punições adequadas para aqueles que cometem atos de crueldade contra seres indefesos. A comunidade espera que a justiça seja feita e que casos como esse sirvam como exemplo para prevenir futuros episódios de maus tratos aos animais.