A tradicional descida de boias de Pirassununga a Porto Ferreira pelo Rio Mogi Guaçu

O evento atrai uma variedade de participantes, desde os mais experientes remadores até aqueles que estão experimentando a emoção da descida de boias pela primeira vez

Fotos Internet

Fotos Internet

A tradicional descida de boias de Pirassununga a Porto Ferreira é um evento que atrai muitos aventureiros e espectadores. Ocorre no último sábado de janeiro, ao longo do rio Mogi Guaçu, um percurso de aproximadamente 17 km. No entanto, o evento tem enfrentado alguns desafios nos últimos anos.

Na edição de 2024, realizada no dia 27 de janeiro, o evento atraiu centenas de pessoas, tanto homens quanto mulheres, de várias cidades do interior de São Paulo, de outros estados brasileiros e até do exterior. Foi um sábado atípico para o Recanto Turístico de Cachoeira de Emas, em Pirassununga. Após quase três anos, o tradicional e concorrido "Passeio de Boias" voltou a acontecer.

As prefeituras de Porto Ferreira e Pirassununga não oferecem apoio ao evento devido à falta de uma associação responsável.

Em 2021 e 2022, o evento não ocorreu devido à pandemia de Covid-19. Além disso, em 2023, as prefeituras de Porto Ferreira e Pirassununga proibiram o evento devido à cheia do Rio Mogi Guaçu causada pelas chuvas nas últimas semanas. As medidas foram tomadas com o objetivo de evitar acidentes, uma vez que o nível do rio estava elevado, em torno dos 4 metros.

A descida de boias é um evento que combina a ousadia dos aventureiros com a descontração dos espectadores, criando uma atmosfera única de festividade. A tradição remonta a anos anteriores, quando alguns destemidos começaram a explorar as águas do Mogi Guaçu em boias improvisadas. O sucesso da empreitada logo se espalhou, transformando o evento em uma tradição anual que atrai participantes de todas as idades.

O Rio Mogi Guaçu, cenário dessa emocionante jornada aquática, proporciona um ambiente natural deslumbrante, com suas margens repletas de vegetação exuberante. A descida tem início em Pirassununga, onde os aventureiros preparam suas boias e se preparam para enfrentar as águas tranquilas, mas cheias de surpresas do rio. O percurso serpenteante que se estende até Porto Ferreira desafia os participantes a navegar por corredeiras suaves, curvas sinuosas e áreas mais calmas, garantindo uma experiência completa e diversificada.


O evento atrai uma variedade de participantes, desde os mais experientes remadores até aqueles que estão experimentando a emoção da descida de boias pela primeira vez. A diversidade de participantes contribui para a atmosfera festiva e amigável que caracteriza a tradicional descida. Famílias, grupos de amigos e até mesmo turistas se unem para compartilhar risadas, desafios e a beleza única proporcionada pela natureza ao redor.

Os moradores de Pirassununga e Porto Ferreira, assim como aqueles que visitam a região especificamente para o evento, enaltecem a descida de boias como uma tradição única que fortalece os laços comunitários e promove o turismo local. Além disso, o evento destaca a importância de preservar os recursos naturais, incentivando a conscientização ambiental entre os participantes.