Trabalho da BRK evita que mais de 2,7 bilhões de litros de esgoto sejam despejados em rios e córregos de Porto Ferreira, em 2023

Resultado é possível graças aos avanços no sistema de esgotamento sanitário na cidade, que passou a tratar 100% do esgoto gerado

Trabalho da BRK evita que mais de 2,7 bilhões de litros de esgoto sejam despejados em rios e córregos de Porto Ferreira, em 2023

Em 2023, 2.714.880.046,00 de litros de esgoto sem tratamento deixaram de ser despejados nos rios e córregos de Porto Ferreira. Isso só foi possível devido ao trabalho realizado pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade.

No final de outubro, o município passou a tratar 100% do esgoto gerado no município, ao colocar em operação o módulo 3 da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha. Além disso, 97,6% da população de Porto Ferreira é atendida com o serviço de coleta. Com isso, o rio Mogi Guaçu já apresenta melhora significativa na qualidade de suas águas em decorrência dos avanços nos serviços, isso porque ao longo dos últimos doze meses, foi possível evitar que um volume equiparável a 1.086 piscinas olímpicas de esgoto fosse despejado no manancial.

O resultado obtido na cidade é bem diferente do restante do país. É o que mostra o "Esgotômetro", do Instituto Trata Brasil, que desde o dia 1º de janeiro de 2023 acompanha a quantidade de esgoto sem tratamento despejado na natureza. Até agora, mais de 19 mil piscinas olímpicas de esgoto foram despejadas na natureza no Brasil.

Segundo o Ranking do Saneamento 2023, elaborado pelo Instituto Trata Brasil com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2021, 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto. Além disso, somente 50% do volume de efluentes gerados recebe tratamento.

O "Esgotômetro", que tem como base os dados do IBGE de 2021, mostra ainda que mais de 5,5 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente em todo o país.

"Os avanços nos serviços de esgoto do município de Porto Ferreira são fruto dos investimentos realizados pela concessionária. Essa é uma conquista muito importante e que impacta diretamente no cotidiano da população, uma vez que os sistemas de coleta e tratamento de esgoto são fundamentais para prevenir a contaminação e transmissão de doenças", explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK em Porto Ferreira.

Avanços no sistema de coleta e tratamento de esgoto

As obras de ampliação da ETE Fazendinha tiveram como objetivo modernizar e aumentar a capacidade média de tratamento da unidade, que saltou de 88 litros por segundo para os atuais 133 litros por segundo com o funcionamento do módulo 3. Além da construção do novo módulo de tratamento (que se junta aos outros dois já existentes), o aumento na capacidade exigiu a total reformulação do tratamento preliminar.

Fizeram parte do projeto ainda a montagem de um novo sistema de desarenação e de um novo separador trifásico, responsável pelo tratamento microbiológico, além da melhoria do sistema elétrico e a automação da operação. Também foram instalados tanques de produtos químicos e construída uma caixa divisória de vazão, que é responsável por distribuir o volume de efluentes entre os três módulos do tratamento – que passaram a funcionar no final de outubro de 2023.

Em 2022, a BRK concluiu uma das etapas para a universalização do tratamento de esgoto da cidade, que foi a construção de duas novas Estações Elevatórias de Esgoto bruto (EEE Cristo e EEE Lagoa Serena) e suas respectivas linhas de recalque, que são tubulações que servem para direcionar o esgoto bombeado por essas elevatórias até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha, para ser tratado e devolvido limpo ao ribeirão Bonito.?As obras foram realizadas entre abril e dezembro de 2022.