Intervias inicia testes de guincho elétrico em trecho da Anhanguera na região de Porto Ferreira

De acordo com a Intervias, o veículo está pronto para operar junto aos demais veículos da frota da concessionária entre as cidades de Leme, Santa Rita do Passa Quatro, Pirassununga e Porto Ferreira

Intervias inicia testes de guincho elétrico em trecho da Anhanguera na região de Porto Ferreira

Reduzir a emissão do poluente proveniente das atividades operacionais. Esse é o objetivo da concessionária Intervias ao inserir em sua frota de veículos operacionais um guincho 100% elétrico para prestar atendimento aos usuários na Via Anhanguera (SP-330).

Segundo a concessionária, com a aquisição do guincho pesado, será possível dar continuidade a estudos de redução de emissões de CO2 de acordo com seu Plano de Descarbonização.

De acordo com a Intervias, o veículo está pronto para operar junto aos demais veículos da frota da concessionária entre as cidades de Leme, Santa Rita do Passa Quatro, Pirassununga e Porto Ferreira.

Ainda de acordo com a empresa, o investimento faz parte do Plano de Descarbonização da Arteris que, por sua vez, segue as diretrizes de Ecoeficiência de sua Agenda ESG. O objetivo é testar o rendimento do novo veículo e observar se a eletrificação pode trazer mais eficiência e sustentabilidade para a operação nas rodovias, como a redução da emissão de dióxido de carbono (CO?).

"Na Arteris, temos diversas iniciativas para diminuir as emissões dos gases de efeito estufa em nossas operações. Estamos aumentando nossa eficiência energética e o consumo de energia de fontes renováveis com projetos como a implantação de lâmpadas LED, instalação de painéis solares e utilização de etanol em 50% do consumo de combustíveis. Porém, quando pensamos em veículos pesados, ainda é um desafio substituir o diesel", explica a superintendente de Sustentabilidade da Arteris, Christiana Costa.

Segundo a empresa, a inserção do guincho elétrico no atendimento aos usuários irá aumentar a segurança dos operadores de guincho, uma vez que o acionamento da movimentação da sua plataforma – dispositivo que remove os veículos – poderá ser feito de maneira remota possibilitando dessa forma, que o operador mantenha-se em local seguro durante a operação.

O iEV1200T é considerado o primeiro modelo de caminhão leve elétrico comercializado no Brasil. Ele é um guincho-leve com quatro pack de baterias que lhe conferem autonomia para percorrer até 200 quilômetros. Ao fim disso, sua recarga completa leva em torno de uma hora em uma das bases operacionais da concessionária.