BRK antecipa meta de diversidade e alcança 43% de cargos de liderança ocupados por pessoas negras

Concessionária desenvolveu, ao longo dos últimos anos, uma série de iniciativas que refletem na ampliação do número de profissionais autodeclarados negros dentro da companhia

BRK antecipa meta de diversidade e alcança 43% de cargos de liderança ocupados por pessoas negras

No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, comemora a antecipação de uma de suas metas de diversidade, que estavam projetadas para 2025.

Em 2022, a BRK alcançou nacionalmente 43% de cargos de liderança ocupados por pessoas autodeclaradas negras; a meta era alcançar 40% até 2025. Na companhia, hoje, 59% dos funcionários se autodeclaram pretos ou pardos, e 64% dos estagiários se autodeclaram pretos ou pardos.

Para estimular a diversidade e inclusão, nos últimos anos a concessionária investiu em uma série de iniciativas para treinar e desenvolver suas equipes e atrair novos talentos. Uma delas é o Programa de Aceleração de Mulheres Negras para ampliar o número de mulheres negras em cargos de liderança. Em três anos, o programa contou com a participação de 62 funcionárias.

Outra iniciativa é o Treinamento de viés inconsciente direcionado às lideranças da companhia, com o objetivo de mostrar como não agir baseado em preferências ou atributos específicos - mesmo que de forma não intencional. Foram 11 turmas, com aproximadamente 156 participantes entre diretores e gerentes. O tema vieses inconscientes também está disponível para todos os funcionários da companhia em uma plataforma interna de treinamentos.

Sobre a BRK

A BRK é uma das maiores empresas privadas de saneamento básico no Brasil, presente em 13 estados, beneficiando 16 milhões de pessoas. Mais de cem cidades já contam os serviços da companhia, que é a plataforma de saneamento da Brookfield, empresa canadense que está no país desde 1899. Além da diversificação geográfica, a BRK conta com um amplo portfólio de concessões. Isso oferece à empresa uma visão sobre as necessidades de investimentos e os desafios que cada região do país enfrenta para ampliar a oferta de serviços de água e esgoto.

Para a companhia, o saneamento básico é a chave para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e tem grande potencial de impacto positivo em áreas como a saúde e a educação. Por isso, a BRK e seus acionistas estão comprometidos com um modelo de gestão ESG (da sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança), incorporando esta estratégia à tomada de decisões da companhia e à prestação de serviços. A empresa tem também um compromisso com a Diversidade e a Inclusão, sendo signatária do Pacto Global da ONU e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (WEP"s).