ETASA oferece formação gratuita para setor aquecido da economia

Curso técnico em agropecuária, oferecido em Santa Rita do Passa Quatro, tem inscrições abertas para turma de 2024

ETASA oferece formação gratuita para setor aquecido da economia

A Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena (ETASA), localizada em Santa Rita do Passa Quatro (SP), tem inscrições abertas para seu curso técnico em agropecuária, que oferece formação qualificada para quem deseja atuar na área. Segundo informações do boletim "Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro", somente no primeiro trimestre de 2023, o setor registrou a participação de 28,1 milhões de pessoas em atividades relacionadas ao campo, o maior contingente de trabalhadores desde 2012. O Boletim é uma publicação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), desenvolvida para analisar a população ocupada a cada três meses e a evolução do emprego desde 2012.

Em dois semestres, o curso, que é presencial e totalmente gratuito, tem a premissa de facilitar e agilizar o ingresso no mercado de trabalho, nas diversas áreas da agropecuária. Podem participar do processo seletivo candidatos de qualquer região do país, que tenham terminado o Ensino Médio ou que estejam cursando a 3ª série em 2023, mas que ainda não possuam curso de nível superior completo. O candidato deverá comprovar a conclusão do Ensino Médio no ato da matrícula e embora o técnico em agropecuária da ETASA seja no formato presencial, as inscrições são realizadas de forma online, diretamente no site da ETASA, de forma gratuita.

De acordo com a diretora de escola Cristina Favaron Tugas, o curso da ETASA oferece como diferenciais uma formação intensiva e abrangente, em dois semestres letivos. "Isto é possível porque a ETASA está instalada dentro de uma agroindústria, que proporciona ao aluno a vivência nas diversas áreas do setor agropecuário, como agricultura, avicultura, bovinocultura, fruticultura, olericultura e suinocultura, em tempo integral", revela.

Ainda segundo a diretora, esses fatores preparam os alunos para serem profissionais prontos para atuar no setor produtivo, em atividades de gestão com entendimento da legislação para produção e comercialização de produtos agropecuários e da legislação ambiental e normas de segurança no trabalho. "Como uma instituição sem fins lucrativos, temos o compromisso com a transformação social por meio da educação de qualidade. Assim, o curso oferecido pela ETASA vem preencher uma lacuna importante, em um setor cada vez mais demandante de mão de obra qualificada", explica Cristina.

A ETASA é mantida pela Fundação Salvador Arena e, para contribuir para a permanência dos estudantes matriculados na escola até o final do curso, a Fundação disponibilizatrês opções de bolsaspara o aluno em situação de vulnerabilidade social. A Bolsa Permanência destina-se a apoiar as despesas com moradia, transporte e alimentação para alunos que moram distantes de Santa Rita do Passa Quatro e que precisarão fixar moradia na cidade durante o período letivo do curso. Já a Bolsa Transporte tem como objetivo garantir a frequência dos alunos, prevenindo a evasão ou perda das aulas causada por limitações na mobilidade até a Escola Técnica. E a Bolsa Alimentação contribui com as necessidades nutricionais do aluno e sua família. Assim como em todos os demais cursos oferecidos pela Fundação, são oferecidos aos estudantes alimentação (no período das aulas), primeiro uniforme e material didático.

O curso é oferecido de segunda a sexta-feira, no horário das 8h00 às 16h10 e, excepcionalmente aos sábados, das 7h45 às 11h20, conforme calendário escolar. O processo seletivo para a Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena ocorre duas vezes ao ano e todas as informações são divulgadas por meio de edital, no site da ETASA.

SERVIÇO:

Curso Técnico em Agropecuária: ano letivo 2024

Inscrições: até 15 de dezembro de 2023

Divulgação dos resultados: a partir das 14h00 do dia 03 de janeiro de 2024, no site da ETASA

Matrículas: de 11 a 17 de janeiro de 2024

Edital, mais informações e inscrições: no site da Escola Técnica

Endereço ETASA: Estrada SRQ 351, SN - Setor 1, Fazenda Sesmaria, em Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, SP

Grátis! A Escola Técnica não cobra taxas de matrículas, mensalidades ou anuidades.

Sobre a Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena

A Escola Técnica conta com uma infraestrutura moderna, composta por estações de aprendizagem como: estação do conhecimento, espaço de formação e informação, que propõe conexões entre diversas áreas do conhecimento, incluindo leitura e tecnologia e Estação Ciência, com uma abordagem interdisciplinar, que propõe a integração entre a física, matemática, biologia e tecnologia. Além de todos os espaços disponíveis na Agroindustrial Salvador Arena (AGSA), empresa instalada no mesmo local, que dispõe de tecnologia avançada para a produção de soja, milho, sorgo, mandioca, tomate, café, gado de corte e criação de galinhas poedeiras, e se prepara para iniciar a ordenha de gado leiteiro, a fim de implantar futuramente uma unidade fabril de laticínios.

Mais informações para a imprensa:

Gabriela Pomarino | Larissa Ocampos

(11) 91653-6640 | (11) 94459-1603

(11) 4359-6577

[email protected]

4447d51031ed5588ce57bf6ec9e79f61low.jpeg