Lei cria Novembrinho Azul para reforçar prevenção da saúde de meninos

Dom Portinho, o mascote do Jornal do Porto, explica o que é e como participar da iniciativa que visa prevenir doenças relacionadas à saúde sexual e reprodutiva dos meninos de até 15 anos.

Lei cria Novembrinho Azul para reforçar prevenção da saúde de meninos

Olá, leitores do Jornal do Porto. Eu sou o Dom Portinho, o mascote do jornal, e hoje eu quero conversar com vocês sobre um assunto muito importante: a saúde dos meninos. Vocês sabiam que o governo criou uma campanha chamada Novembrinho Azul para reforçar a prevenção de doenças relacionadas à saúde sexual e reprodutiva dos meninos de até 15 anos? Isso mesmo, a ideia é que os meninos se cuidem desde cedo, se vacinem contra o HPV, façam o autoexame dos testículos e consultem um médico regularmente. Assim, eles podem evitar problemas mais graves no futuro, como câncer de pênis, de testículo ou de próstata.

Mas por que os meninos precisam se cuidar mais? Bom, segundo uma pesquisa do IBGE, os meninos procuram menos os serviços de saúde do que as meninas na mesma faixa etária. Isso pode ser por vergonha, medo ou falta de informação. Por isso, a campanha Novembrinho Azul quer conscientizar os meninos sobre a importância de cuidar da sua saúde e também capacitar os profissionais de saúde para atender melhor esse público.

Então, meninos, não deixem de participar da campanha Novembrinho Azul. Aproveitem o mês de novembro para se informar, se proteger e se cuidar. Lembrem-se: a saúde é o seu maior patrimônio. E se vocês tiverem alguma dúvida ou quiserem saber mais sobre o assunto, podem acessar o site do Ministério da Saúde ou ligar para o Disque Saúde 136. E não se esqueçam de ler o Jornal do Porto, que sempre traz as melhores notícias para vocês. Um abraço do Dom Portinho!