BRK avança com obras e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Fazendinha, em Porto Ferreira, atinge 88%

Objetivo é universalizar a operação do sistema com 100% de cobertura para o esgotamento sanitário da cidade

BRK avança com obras e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Fazendinha, em Porto Ferreira, atinge 88%

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, iniciou a primeira semana de outubro com um avanço de 88% nas obras de ampliação da capacidade de operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha, localizada no Jardim Boa Esperança. O objetivo da melhoria é promover a universalização do sistema de esgotamento sanitário no município até o fim de 2023. Isso significa coletar e tratar 100% dos efluentes gerados na cidade.

Na etapa mais recente do processo foram instaladas três novas bombas no poço da estação elevatória localizada no tratamento preliminar, e iniciada a operação das três, além da caixa divisória de vazão. Atualmente, essa caixa distribui o esgoto para os dois módulos que já operam e, tão logo sejam concluídas as obras de ampliação, abastecerá também o terceiro módulo, que está sendo construído.

Também está sendo concluída a montagem do novo sistema de desarenação, responsável por separar a areia que é carregada junto aos efluentes pelas redes coletoras, e finalizada a montagem hidromecânica do decantador do módulo 3 de tratamento. Foi iniciada ainda a pré-montagem do separador trifásico localizado no reator UASB – responsável pelo tratamento microbiológico – e posicionadas as novas bombas de lodo no módulo 3.

Por fim, foi instalado um novo barrilete (tubulação) no tratamento preliminar e realizada a energização dos novos painéis elétricos que vão atender as obras de ampliação da ETE Fazendinha.

"Estamos a cada dia mais próximos de finalizar as obras de ampliação da estação de tratamento e darmos um passo imenso para o saneamento básico de Porto Ferreira. Os próximos passos são a montagem do separador trifásico, os testes do novo sistema de aeração e o início da operação dos novos desarenadores", detalha Alex Zampieri, gerente de operações da BRK.

Universalização do sistema de esgotamento sanitário

As obras de ampliação da ETE Fazendinha pretendem modernizar e aumentar a atual capacidade média de tratamento da unidade, que é de 88 litros por segundo, para 133 litros por segundo. A ampliação da capacidade permitirá que a estação trate 100% dos efluentes gerados pelo município, universalizando o atendimento referente ao esgotamento sanitário.

Fazem parte das ações de ampliação da capacidade de tratamento as construções de duas novas estações elevatórias de esgoto bruto - EEE Cristo e EEE Lagoa Serena - e as respectivas linhas de recalque de ambas, que já foram concluídas.

O avanço das obras da ETE Fazendinha e outras intervenções já finalizadas pela BRK para a universalização do esgotamento sanitário de Porto Ferreira, podem ser acompanhados pelo site e redes sociais da concessionária.

Telefone 0800 e WhatsApp para solicitações

Para a solicitação de atendimento, a empresa disponibiliza os contatos via telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas, e pelo WhatsApp pelo (11) 9 9988-0001, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.