Tarifas de água e esgoto de Porto Ferreira terão reajuste a partir de 1º de outubro

Atualização, de 24,92%, será aplicada em todas as categorias e faixas de consumo bem como nos demais serviços prestados pela BRK na cidade

Tarifas de água e esgoto de Porto Ferreira terão reajuste a partir de 1º de outubro

As tarifas de água e esgoto de Porto Ferreira terão reajuste de 24,92% a partir do dia 1º de outubro. Autorizada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais do Município de Porto Ferreira (ARMPF), a reposição é baseada na média entre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), relativo aos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023, conforme apuração feita dos reajustes anuais não aplicados anteriormente, entre a agência reguladora e concessionária. O último reajuste aplicado foi em 2019.

O reajuste vale para todas as categorias tarifárias e faixas de consumo, bem como demais serviços prestados pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de saneamento da cidade. A tarifa mínima residencial de água de 10 metros cúbicos, por exemplo, passará dos atuais R$ 44,45 para R$ 55,53. Trata-se da categoria que engloba a maior parte dos clientes do município, e o volume de 10m³ é suficiente para o consumo de pelo menos duas pessoas durante um mês. De acordo com dados do diagnóstico do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o consumo per capita de um brasileiro, no estado de São Paulo, é de 173,5 litros de água por dia.

Avanços no saneamento

Desde que assumiu a concessão dos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, em 2011, a BRK reduziu de 55,6% (média do primeiro ano de concessão) para 24,5% (média de 2022) o índice de perdas de água da cidade. Na prática, em quase doze anos de atuação, a quantidade de água que deixou de ser desperdiçada chega a mais de 1,57 bilhão de litros – o equivalente a 628 piscinas olímpicas. Esse volume seria suficiente para abastecer mais de 25 mil pessoas por um mês. O resultado também se destaca quando comparado à média nacional. Segundo o Instituto Trata Brasil, o indicador é superior a 40%.

O sistema de abastecimento e distribuição de água da cidade também recebeu investimentos e, desde o início da concessão, foram implantados mais de 78 quilômetros de novas redes e adutoras. Por dia, são em média 16 mil litros de água produzidos.

No sistema de esgotamento sanitário, antes do início da concessão apenas 3% do esgoto era tratado. Hoje, 80% do efluente é devolvido aos mananciais da cidade com o devido tratamento e o processo de universalização está próximo de ser concretizado.

Para isso, a BRK realiza a obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha, localizada no bairro Jardim Boa Esperança, e que já tem avanço de 78%.

As intervenções no local ocorrem para modernizar e ampliar a capacidade média de tratamento da ETE dos atuais 88 litros por segundo para 133 litros por segundo. Isso representa um acréscimo de 50% no volume atual. O projeto prevê a construção de um terceiro módulo de tratamento biológico, dos sistemas de preparo e dosagem de produtos químicos e de uma caixa divisora de vazão.??

Tarifa Social

É importante destacar que, mesmo com o reajuste, o benefício da tarifa social permanece no município. Ele foi criado com o início da concessão e chega a reduzir o valor da conta em até 50% nas duas primeiras faixas de consumo. Para requerer a tarifa social, o cliente deve dirigir-se à Secretaria de Promoção Social da Prefeitura de Porto Ferreira e passar pela triagem para habilitação no programa.

Em caso de dúvidas sobre o reajuste, a população pode entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. A empresa também disponibiliza atendimento via WhatsApp pelo número (11) 99988-0001 de segunda a sexta das 08h às 20h e sábados das 08h às 14h. Além do atendimento presencial ao público na loja localizada na rua Nelson Pereira Lopes, 199, Centro. O funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 16h.