BRK incentiva boas práticas e reflexão em apoio ao Dia Mundial da Limpeza, neste sábado, dia 16

Data é comemorada anualmente no terceiro sábado de setembro desde 2008, quando o movimento surgiu na Estônia a partir de uma mobilização civil e voluntária

BRK incentiva boas práticas e reflexão em apoio ao Dia Mundial da Limpeza, neste sábado, dia 16

Como ocorre desde 2008, o Dia Mundial da Limpeza é comemorado no terceiro sábado do mês de setembro que, desta vez, será no dia 16. No Brasil, o movimento ganhou força a partir de 2019 e a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água esgoto em Porto Ferreira, atua diretamente na preservação do meio ambiente e incentiva as boas práticas e a reflexão sobre as atitudes do dia a dia como forma de apoio ao projeto.

Iniciado na Estônia a partir de uma mobilização civil e voluntária que contou com 50 mil pessoas, o movimento propõe ações de limpeza coletiva com foco na conservação de todo o planeta. Assim, milhões de pessoas ao redor do mundo – atualmente, 180 países estão engajados no projeto – atuam de forma direta neste dia para a limpeza de suas cidades, rios e comunidades, eliminando resíduos e descartando corretamente os lixos.

Em Porto Ferreira, a BRK já coleta 100% de todo o esgoto da área urbana e trata atualmente 80% deste volume. Até dezembro, com o término das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha, a expectativa é que o índice atinja 100% de efluentes tratados, com a universalização do serviço.

Além disso, trabalhos contínuos de monitoramento e limpeza das redes coletoras previnem entupimentos e rompimentos, evitando assim a contaminação do solo e de corpos d"água.

Entre os resíduos mais encontrados nos processos de limpeza estão restos de construção civil (incluindo madeira, plástico, papelão e sacos) e descartes de banheiro, como papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo e cotonetes. Todos eles, causam impactos negativos para o processo de tratamento do esgoto, podendo ocasionar obstruções das tubulações nas ruas e até mesmo eventuais retornos dos efluentes nas áreas internas dos imóveis.

"O Dia Mundial da Limpeza é uma forma de conscientização coletiva para que cada um faça a sua parte cooperando para o bem comum em busca de um mundo livre de resíduos. Não se trata apenas de mutirões de limpeza é algo muito maior, que envolve um novo jeito de cuidar do planeta", destaca Diego de Oliveira e Silva, gerente regional de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA) da BRK.

Incentivo à educação ambiental

A concessionária atua ainda na educação ambiental por meio de programas como o Olho Vivo, que incentiva o descarte correto de óleo de cozinha usado, e de visitas monitoradas às suas instalações, o que inclui as Estações de Tratamento de Esgoto. O objetivo é colaborar para a formação de uma sociedade consciente e que dedique esforços à preservação do planeta.

"A conscientização é essencial para preservamos o meio ambiente e a educação é parte fundamental neste processo. Por isso, a BRK empenha esforços e recursos para o ensino de boas práticas, especialmente àqueles que são os agentes capazes de promover a transformação que o planeta tanto precisa, que são as crianças e adolescentes", destaca a gerente regional de sustentabilidade da concessionária, Thaís Cortina.