Confira 5 filmes e documentários sobre o 11 de Setembro

Ao todo, 2.996 pessoas, incluindo 19 terroristas, morreram durante os ataques, que tinham como alvo o World Trade Center, em Nova York, o Pentágono e a Casa Branca ou o Capitólio

Confira 5 filmes e documentários sobre o 11 de Setembro

Considerados um dos maiores atentados da história recente, os ataques do 11 de setembro nos Estados Unidos completam 22 anos nesta segunda-feira. Ao todo, 2.996 pessoas, incluindo 19 terroristas, morreram durante os ataques, que tinham como alvo o World Trade Center, em Nova York, o Pentágono e a Casa Branca ou o Capitólio. No último caso, o voo 93 da United Airlines foi derrubado antes de atingir os alvos, impedindo a confirmação de qual seria o destino. O episódio foi um marco na segurança e na luta antiterrorista dos Estados Unidos e reverbera até os dias de hoje. O ataque inspirou diversas produções audiovisuais, como filmes, documentários e séries documentais. Confira abaixo alguns longas que falam sobre o tema.

"A Hora Mais Escura" (2012)

Com um elenco recheado de estrelas como Jessia Chastain, Jason Clarke e Kyle Chandler, "A Hora Mais Escura" não mostra o atentado em si, mas a repercussão dos ataques do 11 de setembro. O foco do filme está em Maya, vivida por Chastain, uma aente da CIA que tenta localizar Osama Bin Laden após o ataque. A produção do filme precisou ser reformulada após a morte de Bin Laden, em 2011. O longa foi aclamado pela crítica e concorreu a cinco prêmios do Oscar, vencendo a categoria de Melhor Edição de Som.

Disponível em Amazon Prime Video e Netflix.

"As Torres Gêmeas" (2006)

Estrelado por Michael Peña e Nicolas Cage, "As Torres Gêmeas" é mais um longa baseado em uma história real. No filme de 2006, seguimos a história de dois agentes da autoridade portuária que ficaram presos nos escombros do World Trade Center depois de ajudarem civis a deixarem a região dos ataques. À época de seu lançamento, mesmo com recepção positiva da crítica, o filme foi criticado por pessoas que viram o longa como uma forma de lucrar em cima da tragédia.

Disponível em Netflix e Telecine.

"11 de Setembro: No Gabinete de Crise do Presidente" (2021)

O primeiro documentário da lista é "11 de Setembro: No Gabinete de Crise do Presidente", lançado em 2021 e conta a visão do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e de sua equipe mais próxima durante e nas primeiras horas após o ataque do 11 de setembro. Dentre os depoimentos colhidos, estão o do próprio ex-presidente, o do ex-vice-presidente, Dick Cheney, e da ex-secretária de Estado, Condoleezza Rice. O vencedor do Oscar Jeff Daniels é responsável pela narração.

Disponível em Apple TV+.

"Ponto de Virada: 11/9 e a Guerra ao Terror" (2021)

Também lançada em 2021, na marca do 20º aniversário do atentado, a série documental "Ponto de Virada: 11/9 e a Guerra ao Terror" acompanha os ataques contra o Wolrd Trade Center, indo do surgimento da Al Qaeda na década de 80 até a resposta dos Estados Unidos ao Oriente Médio após o atentado. A série tem pouco mais de cinco horas de duração, sendo dividida em 5 episódios.

Disponível na Netflix.

"Voo United 93" (2006)

Por fim, temos o "Voo United 93", que conta a história real dos passageiros que estavam na aeronave UA-93, sequestrada para ser utilizada no ataque. Os civis conseguiram tomar o controle do avião, que acaba caindo antes de atingir seu alvo. O Capitólio e a Casa Branca são os principais alvos especulados pelos terroristas. Dirigido por PAul Greengrass, o filme foi lançado em abril de 2006.

Disponível em Telecine.