BRK supera a marca de 1.500 dias sem incidentes de alto risco em Porto Ferreira

Concessionária implementou, desde 2019, o SWMS - Sistema de Gestão para o Trabalho Seguro

BRK supera a marca de 1.500 dias sem incidentes de alto risco em Porto Ferreira

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, superou no dia 9 de setembro a marca de 1.500 dias sem incidentes HRI, que são aqueles com potencial de lesões permanentes ou de morte. A marca representa o sucesso da aplicação do sistema SWMS (sigla em inglês para Sistema de Gestão para o Trabalho Seguro), implantado em 2019, e do comprometimento das equipes em zelar pela segurança como item incondicional nas atividades diárias.

Na rotina do saneamento, procedimentos foram implementados para garantir a proteção de funcionários que atuam, em especial, nas ações de campo. Como exemplos destas ações podemos citar: planejamento das atividades, controles das fontes de energia, a prevenção contra quedas, o cuidado no manuseio de máquinas e equipamentos, a vigilância no acesso a espaços confinados e a gestão para controle dos riscos dos prestadores de serviços.

Incidentes HRI são ocorrências com potencial de lesões graves, inclusive de morte, cujos registros são formalizados mesmo que não ocorram lesões. Isso torna o fato de superar a marca de 1.500 dias sem qualquer tipo de ocorrência do gênero ainda mais relevante.

"O entendimento e a aplicação dos princípios do trabalho seguro são pontos essenciais para que haja sucesso nesse tipo de iniciativa. Continuaremos com o trabalho de forma permanente para que essa marca se amplie e, principalmente, para que todos os dias ao final de cada jornada, os nossos funcionários voltem em segurança para casa. A segurança é um valor inegociável para a BRK", afirma Diego de Oliveira e Silva, gerente regional de QSSMA da concessionária.