Destinação correta do óleo de cozinha usado é tema de palestras para alunos de Porto Ferreira

Em agosto, a BRK realizou 7 palestras para mais de 400 estudantes da cidade. Ação orienta sobre os riscos do descarte do óleo de cozinha usado no sistema de esgoto

Destinação correta do óleo de cozinha usado é tema de palestras para alunos de Porto Ferreira

Por meio do programa Olho Vivo, 437 alunos de escolas da cidade e 10 assistidos por uma instituição, foram orientados quanto a importância do descarte adequado do óleo de cozinha usado. A BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade, realiza em parceria com Secretaria de Educação e a empresa Planeta Azul, o Programa Olho Vivo, que destaca como esse material pode ser um dos principais vilões do meio ambiente e das redes de esgoto.

Isso porque, ao ser descartado nas pias, tanques ou vasos sanitários, o óleo tende a solidificar e se fixar nas tubulações, ficando retido em forma de gordura, podendo ocasionar sérios problemas, uma vez que a estrutura pública de esgotamento sanitário da cidade é dimensionada e construída com objetivo de coletar, afastar e tratar, exclusivamente, os efluentes domésticos gerados por sua população (residências, escolas, comércios, indústrias etc.). O óleo encrustado e solidificado nas tubulações de esgoto dificulta a passagem do efluente, podendo até provocar a completa obstrução dos encanamentos, ou seja, o entupimento das redes.?

No total, foram realizadas 7 palestras para demonstrar que, com a destinação adequada, o óleo de cozinha usado pode ser reaproveitado como matéria-prima em indústrias da região que o utilizam para produção de tintas, produtos de limpeza e até biodiesel.?

"Reciclar o óleo de cozinha é de extrema importância, já que a sua capacidade poluente é muito alta. O programa incentiva o descarte adequado do óleo de cozinha usado por meio da coleta domiciliar e gratuita desse resíduo", destaca Thaís Cortina, gerente de comunicação e sustentabilidade da BRK em Porto Ferreira.

Por meio do projeto é possível a aplicação de uma estratégia contínua de preservação ambiental, reduzindo o impacto gerado com o descarte inadequado do óleo de cozinha usado no solo, nos cursos d"água e nas redes de esgoto.??

"A orientação é que, após o uso, os moradores armazenem o óleo em garrafas plásticas e levem até um dos pontos de coleta da cidade. Somente em agosto, foram 32 litros coletados", complementa a gerente.

A lista completa dos pontos de coleta está disponível no site da concessionária: https://www.brkambiental.com.br/porto-ferreira/coleta-de-oleo-1.

Agendamento de palestras??

Escolas, empresas e instituições interessadas em receber as palestras da BRK podem solicitar o agendamento da ação pelo e-mail [email protected]. As atividades são disponibilizadas de forma presencial e on-line.?

Para outras informações e solicitação de serviços, a concessionária disponibiliza atendimento telefônico gratuito pelo 0800 771 0001.?