Bispo emérito da diocese de São Miguel Paulista, Dom Fernando Legal, falece aos 91 anos em São Paulo

Primeiro bispo da região e ex-bispo diocesano de Limeira deixa legado significativo; CNBB e diocese expressam luto e solidariedade

Dom Fernando Legal, bispo emérito da Catedral de São Miguel Arcanjo, na Zona Leste de SP ?- Foto: Reprodução

Dom Fernando Legal, bispo emérito da Catedral de São Miguel Arcanjo, na Zona Leste de SP ?- Foto: Reprodução

Dom Fernando Legal, Bispo emérito da Diocese de São Miguel Paulista, faleceu aos 91 anos em São Paulo. Ele foi o primeiro bispo da região de São Miguel Paulista, localizada na Zona Leste da cidade. Antes de assumir essa posição, ele também foi o segundo bispo diocesano de Limeira, cargo que assumiu em 2 de junho de 1985. No entanto, em 15 de março de 1989, foi transferido para a Diocese de São Miguel Paulista.

Dom Fernando Legal estava hospitalizado há cerca de 60 dias devido a uma infecção. Durante sua estadia no hospital, ele passou por uma traqueostomia e necessitou do uso de máscaras para auxílio respiratório. Seus exames clínicos recentes indicavam um quadro de desidratação e comprometimento da função renal.

A notícia do falecimento foi confirmada pelo padre Joemil Guilherme de Souza por meio das redes sociais. Nas palavras do padre, "Dom Fernando Legal poderá descansar com a graça divina durante toda a eternidade. Agradeço a cada um que dedicou um pouco de seu tempo para orar e torcer pelo melhor em sua vida."

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lamentou profundamente a perda de Dom Fernando Legal. A organização expressou sua solidariedade aos amigos, familiares e fiéis que acompanhavam o bispo. Além disso, a Diocese de Limeira também emitiu uma nota de condolências em relação ao falecimento.

Nota de Condolências

A Diocese de Limeira, SP, recebeu com profundo pesar, nesta terça-feira, 22 de agosto, a notícia da morte de Dom Fernando Legal, SDB.

Neste momento de dor manifesto, em nome de toda a Diocese de Limeira, as condolências aos familiares, amigos e a todos os irmãos e irmãs da Diocese de São Miguel Paulista, na pessoa de meu irmão no episcopado, Dom Algacir Munhak, CS.

Que o exemplo de Dom Fernando, que viveu na dedicação total à evangelização, seja imitado e sua memória abençoada.

Que seja dado a ele, agora, participar da eternidade reservada para os que, na terra, foram amigos de Deus e fizeram sua vontade.

Em Cristo,

Limeira, 22 de agosto de 2023.

Dom José Roberto Fortes Palau - Bispo Diocesano de Limeira.


Dom Fernando Legal deixou um legado significativo na Igreja, tendo servido em diferentes dioceses e desempenhado um papel importante na comunidade religiosa ao longo dos anos. Sua morte é uma perda sentida não apenas por sua congregação, mas também pela comunidade religiosa em geral.


Posse de Dom Fernando na catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira. Na foto vemos Dom Fernando,padre Sebastião Vasconcelos (falecido) e o Dom Sérgio Colombo (atual bispo diocesano de Bragança Paulista.