Escritora Sara Bentes é Homenageada na Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

"Projeto 'Combinando Palavras' destaca a trajetória da renomada escritora e cantora brasileira, celebrando a superação e a paixão pela literatura e música."

Escritora Sara Bentes é Homenageada na Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

Na manhã desta quinta-feira, 17 de agosto, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto foi palco de uma emocionante homenagem à renomada escritora e cantora brasileira, Sara Bentes. O tributo aconteceu no âmbito do projeto "Combinando Palavras", que visa fomentar o acesso à literatura e à prática da leitura entre estudantes de diversas faixas etárias.

Sara Bentes, nascida em Volta Redonda, é uma figura de destaque no cenário artístico brasileiro. Além de sua reconhecida carreira musical, que a levou a se apresentar em diversos países, como Estados Unidos, Argentina, Itália, Inglaterra, Tailândia, Turquia e Suécia, sua influência também se estende à literatura. Filha de uma família profundamente envolvida com as artes, Sara demonstrou desde cedo uma rica gama de talentos, sendo incentivada pelos pais, parentes e amigos em campos como Música, Desenho Artístico e Literatura.

Uma particularidade notável da trajetória de Sara Bentes é a superação de desafios. Mesmo enfrentando uma visão reduzida desde o início de sua vida, ela se destacou no campo do Desenho, expondo suas obras tanto em sua cidade natal quanto em renomadas exposições de arte no Rio de Janeiro e em diversas cidades do interior do estado. Simultaneamente, seu caminho artístico também se estendeu à música, onde explorou uma ampla diversidade de gêneros, como MPB, samba, choro, música infantil e internacional.

No entanto, aos 27 anos, Sara Bentes enfrentou um desafio ainda maior ao perder completamente sua capacidade visual devido a um glaucoma congênito. Essa adversidade não a deteve, pelo contrário, serviu como combustível para sua resiliência e dedicação contínua às suas paixões artísticas.

A 22ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, neste ano, novamente promoveu o projeto "Combinando Palavras", uma iniciativa que busca proporcionar acesso à literatura e promover a leitura entre estudantes de diferentes idades. O projeto tem se consolidado como uma parte integral das atividades educativas da feira desde 2017.

A homenagem foi proposta e realizada pela ADEVIRP, Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região. Fundada em 1998 pela Presidente, Professora e Psicóloga Marlene Taveira Cintra, a ADEVIRP fornece serviços gratuitos e permanentes para mais de 200 deficientes visuais de 40 cidades da macrorregião de Ribeirão Preto – SP e sul de Minas Gerais.

A missão da ADEVIRP é contribuir para o desenvolvimento humano e a inclusão educacional e social das pessoas com deficiência visual (cegas ou com baixa visão), com ações, recursos e serviços que visam melhorar a qualidade de vida e a convivência sociofamiliar, sempre em parceria com as famílias, escolas e comunidade em geral.

Durante o período de preparação deste ano, alunos e professores de escolas em Ribeirão Preto e região se engajaram nas diversas fases do projeto. Entre os dias 14 e 18 de agosto, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar os trabalhos desenvolvidos ao longo do primeiro semestre, além de se encontrarem com escritores escolhidos pelas escolas para um diálogo enriquecedor.

Na manhã de quinta-feira, 17 de agosto, três escritores se dividiram para realizar as apresentações. Aline Bei, uma destacada figura literária, esteve presente no Theatro Pedro II (Sala Principal) a partir das 8h30 para interagir com escolas da rede estadual. No mesmo período, Sara Bentes encontrou-se com alunos da Adevirp, às 10h, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto. Paralelamente, no Teatro Sesi de Franca, o escritor Júlio Emílio Braz teve a honra de receber estudantes da instituição.

A homenagem prestada a Sara Bentes durante este evento foi acompanhada pelo repórter Paulo Carvalho, em companhia de sua esposa Vanilda. A cerimônia também contou com a presença do casal Gelson e Kary, sendo que a Pastora Kary, coapresentadora do programa "Integração e Cidadania", já havia estabelecido um laço de amizade com Sara Bentes. Esse encontro, tão marcante e emocional, selou um dia memorável que ficará registrado na memória dessas personalidades e de todos os presentes. A trajetória inspiradora de Sara Bentes e seu comprometimento com a arte e a superação deixaram uma marca indelével na Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto deste ano.