Parâmetros de Qualidade da Água: BRK assegura a excelência da água potável em Porto Ferreira

Concessionária segue determinações do Ministério da Saúde e Anvisa, atendendo na íntegra a Portaria 888/2021 de potabilidade da água

Parâmetros de Qualidade da Água: BRK assegura a excelência da água potável em Porto Ferreira

A ingestão de água não potável pode ocasionar uma variedade de doenças, tais como diarreia, leptospirose, disenteria bacteriana, esquistossomose, febre tifoide, cólera, parasitas e dengue.

Para garantir água de alta qualidade, é necessário atender à Portaria 888/2021 que possui mais de 100 parâmetros de qualidade específicos. A sua finalidade principal é a definição de diretrizes para o consumo seguro da água.

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, segue rigorosos processos, controles e monitoramentos para garantir a qualidade da água em conformidade para o consumo humano. Dentre os diversos parâmetros, podemos citar o flúor, cloro livre, cor aparente e pH.

Nossos laboratórios realizam análises contínuas para assegurar que a concentração de flúor permaneça eficaz e segura para consumo humano. O equilíbrio cuidadoso do flúor na água é uma contribuição essencial para a saúde bucal dos ferreirenses, apoiando práticas de higiene oral e auxiliando na prevenção de problemas dentários.

O cloro livre desempenha um papel vital na eliminação de microrganismos patogênicos. Ele é uma medida fundamental para a prevenção de doenças e a garantia da qualidade da água que chega aos imóveis de nossos clientes. Além disso, ele age como uma barreira protetora ao longo de toda a rede de distribuição, assegurando que a água permaneça segura e livre de contaminações.

A cor aparente é uma característica visual da água e é influenciada pela presença de partículas e substâncias dissolvidas. É importante ressaltar que a presença de cor aparente não está necessariamente associada a riscos à saúde. No entanto, a BRK controla seus processos para manter a água com cor e turbidez abaixo dos limites permitidos pela legislação.

O pH é uma medida que indica a acidez ou alcalinidade da água. Para assegurar que a água atenda aos padrões de qualidade exigidos, além do controle automatizado do processo, os técnicos da companhia monitoram regularmente os resultados de pH nos sistemas de abastecimento. Por meio de análises laboratoriais, a BRK garante que a acidez ou alcalinidade da água permaneça dentro dos limites recomendados.

É importante destacar que o pH adequado da água contribui diretamente para a saúde e o bem-estar. Manter os níveis de pH em conformidade ajuda a evitar desequilíbrios que possam afetar a saúde digestiva e dermatológica.

"A BRK atende rigorosamente às diretrizes e padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para os parâmetros de qualidade na água de abastecimento em toda a cidade. Temos processos seguros e automatizados em tempo real, ainda assim nossa equipe de profissionais trabalha continuamente para monitorar e garantir que todos os parâmetros estejam sempre dentro dos limites estabelecidos", afirma Alex Zampieri, gerente de operações da BRK em Porto Ferreira.