Candidatos ao Diaconado Permanente da Diocese de Limeira Recebem Instituição de Ministério de Leitor e Acólito

Em emocionante celebração presidida pelo Bispo Dom José Roberto Fortes Palau, dezenove candidatos avançam em direção ao Diaconado Permanente na Escola Diaconal São João XXIII

Candidatos ao Diaconado Permanente da Diocese de Limeira Recebem Instituição de Ministério de Leitor e Acólito

Uma comovente e solene cerimônia marcou a trajetória dos candidatos ao Diaconado Permanente da Diocese de Limeira, na noite da última quinta-feira (10/08). A majestosa Catedral de Nossa Senhora das Dores, localizada na cidade de Limeira, transformou-se em um cenário de alegria e reflexão, enquanto o Bispo Diocesano, Dom José Roberto Fortes Palau, presidia a missa que testemunhou a instituição do Ministério de Leitorato e Acolitato a dezenove aspirantes ao Diaconado Permanente, vindos de diversos cantos da Diocese.


Numa atmosfera carregada de devoção e gratidão, a Comunidade Católica de Porto Ferreira compartilhou sua alegria ao ver um de seus próprios filhos, o calorosamente apelidado de "Toninho", o Sr. Antonio Carlos Ribeiro, entre os candidatos. Com a presença massiva de padres, diáconos, seminaristas, centenas de fiéis, amigos e familiares, a catedral se encheu de fervor e expectativa.

Esses candidatos, que desempenham papéis ativos dentro da Igreja, seja como membros de movimentos ou pastorais, ministros da Eucaristia e da Palavra, coordenadores de comunidades e catequistas, estão prestes a abraçar uma missão ainda mais profunda. Muitos deles estão destinados a ser os primeiros diáconos permanentes de suas respectivas comunidades, paróquias ou áreas missionárias, e isso traz consigo um senso aprimorado de responsabilidade para com o povo de Deus.

Os diáconos permanentes, homens leigos, casados e com famílias constituídas, são chamados a uma função vitalícia na Igreja. Após sua ordenação diaconal, eles se tornam clérigos, comprometendo-se a nutrir o culto da palavra e a participar ativamente da vida da comunidade. Esse serviço, enraizado na vocação do diácono de ser um servidor do Evangelho e um instrumento de caridade, inspira respeito e admiração entre os crentes.

A cerimônia evocou sentimentos de esperança e renovação, enquanto esses candidatos foram investidos com os Ministérios de Leitorato e Acolitato. À medida que avançam em direção ao Diaconado Permanente, eles carregam consigo o rico mosaico de suas jornadas de fé, enriquecido por suas contribuições já significativas para a vida da Igreja.

Com essa celebração marcante, a Diocese de Limeira testemunhou um passo significativo na formação desses candidatos ao Diaconado Permanente, reafirmando seu compromisso com a missão e a mensagem de Cristo. Enquanto os olhos se voltam para o futuro, a comunidade aguarda com expectativa a ordenação desses homens que, com corações fervorosos e espíritos dedicados, estão prontos para servir a Deus e à Igreja de maneira exemplar.

Fotos: Iris França