Ferreirense desenvolve aplicativo para surdos sentirem a música

É essa simplicidade e praticidade que faz do aplicativo uma poderosa ferramenta de imersão.

Ferreirense desenvolve aplicativo para surdos sentirem a música

Já imaginou sua vida sem poder escutar? Ir a um show, sair com amigos, assistir um filme, jogar, e muitas outras atividades cotidianas passam a parecer um grande desafio ou até impossíveis. Pessoas surdas sentem na pele essas dificuldades, mas o que poucos sabem é que elas conseguem "escutar" pelo tato.

O som vibra o ar e o aplicativo Timbrasom transforma o celular "no próprio ar". Dessa maneira, os surdos conseguem sentir na pele o som em qualquer lugar, a qualquer hora e sem que isso incomode ninguém.

A ideia foi concebida em uma maratona de criação de soluções em 2020. Lá iniciou a luta do jovem de 26 anos, Rafael Zinni, pela acessibilidade e inclusão social das pessoas surdas.

"Já vi pessoas desistindo de seus sonhos por causa dessa condição", comentou. "O que não nos damos conta é o quanto as pessoas surdas acabam excluídas. Elas se queixam, mesmo as pessoas mais próximas acabam por não se preocupar em comunicar com elas de uma forma que elas entendam, por exemplo."

A inspiração por trás do app Timbrasom foi a história de uma menina que ficou surda aos 18 anos, ela tinha o sonho de ser cantora. Mas, chegou a desistir da carreira por um tempo por causa da condição. Seu pai foi o pilar que a motivou a continuar, ele dizia que ela conseguia falar e que podia se orientar usando as vibrações. Dez anos depois ela foi ao palco do American"s Got Talent (programa similar ao "The voice") e cantou uma música original, ela mesma afirmou que isso só foi possível porque ela entendia o som usando as vibrações. "E se todo mundo tivesse acesso às vibrações na palma da mão delas? O celular é a ferramenta ideal para promover essa acessibilidade".

O app pode ser usado tanto em um show ao vivo quanto para transformar o áudio de outros apps como YouTube ou Spotify em vibração e também pode ser utilizado por quem não tem nenhum grau de surdez para proporcionar uma experiência imersiva. A Timbrasom é um aplicativo com duas funções: Traduzir o som ambiente em vibração ou transformar o som de outros apps em vibração. É essa simplicidade e praticidade que faz do aplicativo uma poderosa ferramenta de imersão.

"Nós da Timbrasom queremos ser o pilar para essas pessoas continuem a sonhar, o aplicativo é só o começo para fazer com que o som não seja mais um problema para eles, mas uma diversão", concluiu.

O aplicativo já está disponível na Play Store para download com um teste gratuito por uma semana e promete revolucionar a maneira como os surdos vivem e se relacionam no dia a dia. Ao usar o cupom de acesso PORTO30, você pode estender o uso gratuito para 14 dias. Após esse tempo, a pessoa pode assinar e ficar por dentro das atualizações que ainda estão por vir.