Jornal Mosaico Jovem: Um Fragmento da História de Porto Ferreira é Preservado no Museu Prof. Flávio da Silva Oliveira

Vinicius Carlos da Silva recebeu doação dos exemplares físicos do jornal para fins de preservação e digitalização no acervo do museu.

Jornal Mosaico Jovem: Um Fragmento da História de Porto Ferreira é Preservado no Museu Prof. Flávio da Silva Oliveira

Na última quarta-feira, Vinicius Carlos da Silva, Chefe de Seção de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Ferreira, teve a oportunidade de visitar a redação do Jornal do Porto para um encontro especial. O motivo? A recepção de uma doação histórica que contribuirá para a preservação da memória local. Paulo Carvalho, colaborador do semanário e antigo membro da Pastoral da Juventude da Igreja Católica, entregou pessoalmente a Vinicius os exemplares físicos do jornal Mosaico Jovem, criado por ele no final da década de 80.

O Jornal Mosaico Jovem, um tabloide de circulação interna da pastoral da juventude, foi impresso na Gráfica São Paulo, editora do Jornal do Porto. Agora, graças à generosa doação de Paulo Carvalho, Claudia Martins e a Giza, os exemplares físicos ganharão um novo lar no Museu Histórico e Pedagógico Prof. Flávio da Silva Oliveira, onde estarão disponíveis para apreciação do público.

O encontro entre Vinicius Carlos da Silva e Paulo Carvalho foi repleto de emoção e memórias. Paulo, que já colaborou ativamente com a Pastoral da Juventude, compartilhou a história por trás da criação do Jornal Mosaico Jovem. "Naquela época, sentíamos a necessidade de um veículo que nos permitisse expressar nossas ideias e promover a cultura entre os jovens da comunidade", relembrou Paulo.

O Jornal Mosaico Jovem rapidamente se tornou um canal de comunicação entre os jovens de Porto Ferreira, abordando questões sociais, culturais e religiosas. Com seu formato tabloide, o jornal se destacava pela sua linguagem acessível e pela ampla cobertura dos eventos e projetos desenvolvidos pela Pastoral da Juventude. Ao longo dos anos, o Mosaico Jovem desempenhou um papel importante na união da juventude e na promoção de atividades que enriqueciam a vida comunitária.

Vinicius Carlos da Silva, ao receber a doação dos exemplares físicos do jornal, expressou sua gratidão e destacou a importância de preservar a história local. "O Jornal Mosaico Jovem representa uma parte significativa do passado de Porto Ferreira, retratando as experiências e perspectivas da juventude daquela época. Ao trazer esses exemplares para o acervo do Museu Prof. Flávio da Silva Oliveira, garantimos que as futuras gerações possam conhecer e se inspirar com essas histórias", ressaltou Vinicius.

Os exemplares do Jornal Mosaico Jovem serão cuidadosamente arquivados e catalogados no Museu Histórico e Pedagógico Prof. Flávio da Silva Oliveira. Com essa aquisição, o acervo do museu ganha mais um importante fragmento da história local, fortalecendo sua missão de preservar e compartilhar a memória de Porto Ferreira.

Através dessa iniciativa, a história e o legado da juventude local ganham um espaço especial, promovendo a conexão entre as gerações e valorizando a identidade cultural da cidade.

Finalizando a matéria, gostaria de enfatizar que o Jornal Mosaico Jovem já faz parte do Projeto Memória Digital desde março deste ano. Todas as edições da revista foram cuidadosamente digitalizadas e estão disponíveis online para que todos possam acessá-las.

Para conferir os arquivos publicados, basta acessar nosso perfil no LinkTree, onde você encontrará o link direto para as edições do Jornal Mosaico Jovem: https://linktr.ee/MuseuPF.