Furto no Solar causa indignação e mostra a escala do Crime em Porto Ferreira.

Segundo informações do site de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2022 houveram 403 boletins de ocorrências registrando furtos e outros no município. Em 2023, até o mês de maio foram registradas 117 ocorrências do mesmo tipo de crime.

Furto no Solar causa indignação e mostra a escala do Crime em Porto Ferreira.

Por volta das 23:23h, da segunda-feira do dia 03 de julho de 2023, um crime ocorrido no Solar dos Jovens de Ontem, causou revolta e indignação. Na ocasião, meliantes adentraram o local e subtraíram uma betoneira pertencente ao Fábio Mendonça de Souza, responsável por conduzir as obras de reforma e ampliação da instituição. O local possui sistema de monitoramento por câmeras, que mostrou a ação dos indivíduos que adentraram o local abrindo uma brecha no alambrado, derrubando uma peça e cortando o arame farpado, para executarem o crime. Mesmo com as imagens do circuito de câmeras, os meliantes não foram identificados e a Polícia Militar e Civil da cidade foram acionadas para o registro do referido crime.

A ação causou indignação e preocupação na diretoria, que está empenhada em garantir a segurança e a tranquilidade dos residentes, assim como a segurança dos colaboradores da instituição. A diretoria do Solar busca apoio e parceria do poder executivo do município, solicitando por meio de ofício, um vigilante para monitorar e montar guarda na entidade durante o período noturno, horário que tem preocupado bastante todos da instituição, onde diversos furtos já foram realizados e o atual, traz uma esperança para que o caso seja solucionado, devido as imagens que mostram os dois indivíduos invadindo o local.

Segundo informações do site de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2022 houveram 403 boletins de ocorrências registrando furtos e outros no município. Em 2023, até o mês de maio foram registradas 117 ocorrências do mesmo tipo de crime. Comparado ao mesmo período de 2022, onde foram registrados 166 furtos e outros, houve uma ligeira queda de 28,22%. Mas a queda no número de furtos e outros não diminui a escala do crime na cidade, que teve um aumento de 18,3% por centro no número de veículos furtados em Porto Ferreira. Durante esse período em 2022, 15 ocorrências de furtos de veículos foram registrados, com acumulativo ao ano de 51 ocorrências. Em 2023, até o mês de maio foram computados 22 furtos de veículos no município. "São tempos bárbaros que nunca nos abandonaram e que tonificaram a escalada da violência em face do adensamento populacional ocorrido nos centros urbanos nas últimas décadas", relatam especialistas em segurança pública.

Populares têm perguntado: "O que levam indivíduos a furtarem uma instituição que vivem de doações e prestam serviços a população idosa da cidade?" Em meio aos questionamentos e indignações, o furto realizado na noite do 03 de julho no Solar dos Jovens de Ontem, entrou para o aumento de estatísticas do crime realizado na cidade. Essa mesma indignação manifesta o proprietário da betoneira, Fábio Mendonça, que tem buscando incansavelmente uma resposta para o furto de seu pertence e diz se sentir impotente e sem saber o que fazer, pois dependia do item que os meliantes levaram, para realizar o trabalho de reforma e ampliamento na instituição.

A natureza da ocorrência, codifica o crime consumado no art. 155 do Código Penal brasileiro, que diz: "Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa. § 1º - A pena aumenta-se de um terço, se o crime é praticado durante o repouso noturno". Apelando para as boas práticas e moral dos moradores desse município e vizinhança, o proprietário da betoneira, a diretoria e colaboradores do Solar pedem para que não comprem nenhum produto de origem desconhecida e duvidosa, em especificamente uma betoneira de cor amarela, com dois ferros soldados na parte de cima, porque pode caracterizar produto do fruto de um furto.