Moção de aplauso homenageia Feira Livre

Vereador Rodrigo Louzada é o autor da moção e também ajudou na criação da Associação dos Feirantes

Vereadores, secretária e feirantes na entrega da moção após sessão ordinária

Vereadores, secretária e feirantes na entrega da moção após sessão ordinária

A Câmara Municipal de Porto Ferreira aprovou por unanimidade, na sessão ordinária de segunda-feira (26/06), a Moção de Aplauso nº 12/2023, de autoria do vereador Rodrigo Louzada (PSD), parabenizando a Associação dos Feirantes da Feira Livre pelo importante trabalho desenvolvido, por meio dos feirantes e de todos os envolvidos.

O primeiro a comentar sobre a moção foi o seu autor, Rodrigo Louzada. "Em nome da Associação, do presidente da Associação, José Carlos Vicentini, quero cumprimentar todos feirantes e, em nome da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Maria Lúcia Baltieri, cumprimentar todos os colaboradores da Secretaria."

Para o parlamentar, é uma honra estar apresentando a moção, já que esteve envolvido com a Feira Livre desde o início de sua criação. "Não só eu, como o meu amigo e vereador, Ricardo Patroni (PSD), quando nós conseguimos formalizar a Associação. De início, foi um trabalho muito difícil, lembro que a Maria Lúcia, por meio do prefeito Rômulo Rippa, nos cobrava para formação da Feira", lembrou.

Rodrigo Louzada contou que tudo foi realizado com muita organização desde o início. "A secretária fez a convocação daqueles que gostariam de participar, foram vários interessados. Diante das parcerias fechadas com o Sebrae e o Senac, nós capacitamos todos os feirantes para que não ocorresse como da última vez que foi instalada a Feira Livre em Porto Ferreira, que não durou três ou quatro meses."

Antes de iniciar os trabalhos, foram feitas várias reuniões com os feirantes e organizada uma comissão e o regimento da Feira. "Eu quero agradecer e parabenizar uma pessoa que esteve junto pelo Sebrae, Luís Adriano Alves Pinto, que já foi vereador e vice-prefeito da nossa cidade e apoiou muito a feira, por isso hoje ela tem esse sucesso."

A inauguração da feira contou com a participação da população e da Banda Marcial. "Foi uma festa linda, lotada, mas, depois, foi complicado porque a nossa sociedade ainda não estava acostumada com a feira. Os feirantes não desistiram, mesmo com a pandemia deram um jeito, começaram a trabalhar por delivery", lembrou o vereador.

Com o apoio de todos, a Feira Livre hoje é um sucesso. "Eu quero parabenizar a Feira, a forma como está sendo conduzida hoje, o sucesso que é. Parabenizar o presidente da Associação pela conduta com todos os feirantes, parabenizar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo pelo trabalho que fez, pelo apoio."

Rodrigo Louzada contou que pretende entrar com projeto de lei para que a Associação dos Feirantes receba o título de utilidade pública. "Hoje nós temos um governo que apoia, amanhã nós teremos outro prefeito e a Associação tem que andar com as próprias pernas, não depender muito do governo. Desde já, peço o apoio de todos os vereadores para que assinem comigo e eu quero agradecer a todos os vereadores por assinarem essa moção de aplauso", finalizou.

A vereadora Luciane Lourenço (PSD) parabenizou o vereador Rodrigo Louzada pela moção. "Parabenizo também a secretária Maria Lúcia Baltieri, toda sua equipe e os feirantes. Eu já fui feirante e eu gostaria muito de parabenizar todos vocês pela luta porque só quem é feirante sabe o quanto é difícil montar e desmontar a barraca, chuva no lombo", afirmou.

O vereador Ricardo Patroni (PSD), que esteve junto com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo no início dos trabalhos da Feira, relembrou das dificuldades passadas. "Muitos achavam que era uma falácia, um sonho e hoje ver a Feira Livre ser referência no nosso estado, no nosso país inclusive, muito nos orgulha. A Feira Livre é hoje um importante equipamento público de geração de emprego e renda, todos os feirantes são formalizados, têm o seu próprio CNPJ, não sendo uma feira livre totalmente livre como acontece", resumiu.

Já o vereador João Lázaro (PSDB), além de parabenizar a todos, pontuou sobre reunião realizada com a secretária Maria Lúcia Baltieri para a realização de melhorias na Feira Livre. "Ela citou alguns pontos que precisam ser adequados, como melhoria nos banheiros, na iluminação e, se possível, a compra de cadeiras e mesas para que os feirantes não precisem mais alugar. Nós nos comprometemos em enviar recurso, por meio das emendas impositivas, e a secretária está vendo uma forma de fazer isso dentro da legalidade."

Para o vereador Pedro Melo (PL), a Câmara demonstrou, com a moção, todo o respeito e admiração pela Feira Livre. "Essa moção demonstra uma homenagem simples, porém ressalta, pelo nosso colega vereador Rodrigo e todos nós, o apoio a vocês que são importantes e oferecem a nossa população não só a alimentação, como uma opção de lazer", ressaltou.

O vereador Élcio Arruda (MDB) disse ser frequentador assíduo da Feira Livre. "Estive falando com o presidente da Associação, José Carlos, sobre algumas das demandas e estamos correndo atrás. Coloco-me à disposição de vocês e estou muito feliz com essa moção para vocês. Nós que somos vereadores a mais tempo sempre nos preocupamos com a feirinha, participando de reuniões e, hoje, é uma realidade em nosso município."

Outro vereador a parabenizar os feirantes foi Renato Rosa (Republicanos). "Parabéns para o nobre vereador Rodrigo pela moção, para a secretária Maria Lúcia e toda a sua equipe, todos os feirantes aqui presentes. Dizer que o que começa bem, continua bem, aquilo que é bem feito no começo, ele vai bem", salientou.

O vereador Marcelo Ozelim (Progressistas) disse que não poderia deixar de dar seus parabéns. "Parabenizar os feirantes que, graças a perseverança, mesmo no momento difícil que nós passamos de pandemia, estiveram lutando para que essa Feira se tornasse uma realidade. Não poderia também deixar de parabenizar o poder público, na pessoa do prefeito Rômulo Rippa, que sempre deu total apoio à a Associação dos Feirantes", citou.

A vereadora Priscila Franco (PSDB) também deixou seus parabéns ao vereador Rodrigo, à administração municipal e aos feirantes. "Pela organização, união e por terem superado todos os obstáculos, chegando aonde chegaram. Desejo que tenham cada dia mais sucesso e cresçam cada vez mais e dizer também o que precisarem podem contar comigo e, tenho certeza, que com todos os vereadores."

Finalizando as falas, o presidente da Câmara, vereador Sérgio de Oliveira (União Brasil), ressaltou o trabalho magnífico feito pelos feirantes. "Então, nada melhor do que homenageá-los pela excelência no trabalho. Quero dizer que a Feira Livre é um orgulho para nós ferreirenses, é uma referência para todos os munícipes da região. A Feira hoje é um sucesso porque nada na vida tem sucesso se não for de maneira organizada", concluiu.