Projetos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, mostram o trabalho que vai além da segurança

A campanha tem como principal objetivo coordenar ações de arrecadação de itens de inverno para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade a enfrentar períodos de frio

Projetos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, mostram o trabalho que vai além da segurança

Há mais de 141 anos servindo a população, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo desenvolve atividades de prevenção, proteção e resposta imediata a emergências de incêndios, buscas e salvamentos. Com essas informações, o Corpo de Bombeiro da Polícia Militar de Porto Ferreira tem distribuído cartilhas com dicas de seguranças para pessoas idosas. O prenúncio de um rigoroso inverno traz consigo o aumento na utilização de aquecedores, lareiras, fogões a lenha e outros métodos alternativos de aquecimento em ambientes domésticos. Estes dispositivos, no entanto, acentuam os riscos de incêndios em ambientes internos: segundo o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, uma média de 6.600 incêndios residenciais acontecem anualmente no Estado. De maneira geral, estes acidentes "decorrem de condutas inadequadas ou da inobservância de alguns procedimentos", como evidencia a cartilha de segurança contra acidentes domésticos do órgão.

No dia 20 de junho de 2023, o Corpo de Porto Ferreira representado pelo Sargento Donizete e o Cabo Corrêa, compareceram ao Solar dos Jovens de Ontem para distribuição das cartilhas de segurança contra acidentes e se colarem a disposição em eventuais cursos e treinamentos aos profissionais da instituição, uma vez que a entidade é uma Instituição de Longa Permanência para Pessoa Idosa.

Uma dica importante é sobre o que fazer em caso de incêndios, que tem como primeiro passo identificar a situação. Deixar o local utilizando uma rota de fuga de segurança, como escadas de emergências, etc. Após esses passos, chamar os bombeiros pelo telefone 193, deligar a energia e o gás, e fornecer aos bombeiros a seguintes informações: Se há vítimas e onde estão, apontar os melhores acesso até a região, informar o local exato da emergência e a provável causa do incêndio.

Com essas dicas valiosas, os bombeiros esperam que a chegada do inverno não cause prejuízo em pessoas idosas e de modo em geral.

Quem também desenvolve um trabalho para amenizar os prejuízos que o frio causa na saúde da população, principalmente em munícipes em situação de vulnerabilidade, é a Polícia Militar. O Cabo da Polícia Militar e assessor de comunicação do batalhão em Porto Ferreira, Osni Martins, informa que a Polícia participa da Campanha do Agasalho desenvolvido pelo governo do Estado de São Paulo. A campanha tem como principal objetivo coordenar ações de arrecadação de itens de inverno para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade a enfrentar períodos de frio. O recolhimento de agasalhos novos se dá pela disponibilização de coletores e cartazes em locais movimentados convidando a população a participar. Esses trabalhos juntos as comunidades das cidades em que estão inseridos, mostram o perfil social do Corpo de Bombeiros e principalmente da própria Polícia Militar, que tem a missão de desenvolver ações que promovam uma maior integração entre comunidade e Polícia Militar, juntamente com os demais órgãos do sistema de defesa social.

Essa abertura das instituições de segurança pública à participação social, estimula o cidadão a confiar na capacidade do Poder Público como instrumento promotor de mudanças na realidade social, isto é, realizar a inversão de prioridades que favoreça os segmentos tradicionalmente excluídos. O foco é enfatizar e aprimorar esse relacionamento com a comunidade, pois os resultados mostram que essa parceria é fundamental para se buscar a redução da criminalidade e da violência, além de manter a segurança em casos de incêndios.