Início de Inverno requer atenção com relação ao consumo de água por conta da estiagem

Alerta é da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira

Início de Inverno requer atenção com relação ao consumo de água por conta da estiagem

A estação mais fria do ano, e normalmente caracterizada pela menor incidência de chuvas, chegou. O inverno se apresentou oficialmente nesta quarta-feira (21), às 11h58, e nos fará companhia até setembro, com temperaturas mais amenas e baixo índice pluviométrico. O nível atual dos mananciais aponta para um cenário melhor que o de anos anteriores, mas isso não significa que a população não precisa ficar atenta ao consumo mensal. Especialmente porque a estação estará sob a influência de El Niño, fenômeno que tende a impedir a entrada de grandes massas de ar frio no país.

Na troca de estações, o outono se despediu como o segundo mais chuvoso desde 2019 em Porto Ferreira. Conforme dados pluviométricos coletados pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município, nos meses de março, abril e maio de 2023 caíram sobre a cidade 292 milímetros de chuva. Embora maior que o apurado em 2019 (258 mm), 2020 (98 mm) e 2021 (80 mm), o volume foi inferior ao registrado em 2022, quando foram 347,5 mm.

E embora o acumulado de chuvas no outono tenha sido positivo, com a influência do fenômeno El Niño, caracterizado pelo oceano Pacífico Equatorial mais quente do que o normal, não se deve esperar por um inverno rigoroso, se limitando a picos de frio intenso com curta duração. Assim, as temperaturas tendem a permanecer em níveis mais elevados na maior parte do tempo.

"O inverno já tem como característica uma redução acentuada do volume de chuvas e a tendência deste período é de convivermos com a estiagem e com suas consequências, como a redução da vazão nos mananciais", afirma Daniel Makino, gerente de eficiência operacional da BRK.

Condições normais para o manancial

O nível do rio Mogi Guaçu, apurado no último dia de outono, apontava para 2,56 metros, condição tida como normal porque o mínimo necessário para captar é de 0,50 metro. "São condições seguras para a manutenção do abastecimento regular de água para o município neste momento, mas devemos continuar consumindo o recurso com consciência", destaca Makino.

A população de Porto Ferreira pode acompanhar as condições dos mananciais do município em www.jogandojuntopelaagua.com.br.

Acompanhantes Goiania