ETE Fazendinha atinge marca de 30% das obras concluídas e concentra esforços no tratamento preliminar

Realizada pela BRK, ampliação da estação de tratamento vai permitir a universalização do sistema de esgotamento sanitário de Porto Ferreira

ETE Fazendinha atinge marca de 30% das obras concluídas e concentra esforços no tratamento preliminar

As obras que a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, realiza na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha, no Jardim Boa Esperança, atingiram a marca de 30% dos serviços da área civil concluídos. Entre os dias 22 e 28 deste mês, os trabalhos estarão concentrados no tratamento preliminar, que é o local que recebe os efluentes em seu estado bruto e onde se inicia todo o processo de tratamento. As melhorias na ETE Fazendinha visam a universalização do esgotamento sanitário no município.

Nas intervenções programadas para a próxima semana estão previstas a instalação de novos equipamentos e a substituição de outros, como as comportas existentes no tratamento preliminar e que passarão a ser de aço inox, um material próprio para suportar o contato com o esgoto e que tem maior durabilidade. Também serão realizadas algumas reformas e adequações civis, entre elas, a construção de uma passagem alternativa para os efluentes que levará o esgoto até a Estação Elevatória de Esgoto Bruto (EEEB) do local.

Com as obras, a BRK pretende modernizar e ampliar a capacidade média de tratamento da ETE dos atuais 88 litros por segundo para 133 litros por segundo, uma evolução de 50%. Entre as ações previstas estão a construção de um terceiro módulo de tratamento biológico, dos sistemas de preparo e dosagem de produtos químicos e de uma caixa divisora de vazão. Também será feita a implantação de infraestrutura elétrica e de automação para atendimento dessas novas estruturas.

"A reforma da ETE faz parte de um pacote de ações que a BRK vem implementando para universalizar, ou seja, atender na sua totalidade a cidade de Porto Ferreira com o tratamento do esgoto gerado. Nesta etapa da obra faremos algumas intervenções necessárias como a melhoria da estrutura da caixa de entrada, a impermeabilização de canais e uma interligação da estrutura atual ao novo canal do tratamento preliminar que está sendo construído", explica Analice Carvalho, gerente de engenharia da concessionária.

Duas novas estações elevatórias foram entregues

O planejamento traçado pela companhia prevê a conclusão das obras da ETE Fazendinha em dezembro de 2023. As ações na estação de tratamento, contudo, não foram as únicas no processo de universalização dos serviços de esgotamento sanitário do município. Fazem parte do projeto outras intervenções já finalizadas, como as construções de duas novas estações elevatórias de esgoto bruto (EEE Cristo e EEE Lagoa Serena) e suas respectivas linhas de recalque.

Essas linhas de recalque são as tubulações que servem para direcionar o esgoto bombeado pelas elevatórias até a ETE Fazendinha, onde os efluentes são tratados e, depois, devolvidos limpos ao ribeirão Bonito. Com a reforma, a estação de tratamento poderá receber e tratar a carga de materiais enviada pelas duas novas EEE com a eficiência de remoção orgânica esperada.

Saiba quais foram as melhorias implementadas para a universalização

Para saber mais sobre as obras da ETE Fazendinha e outras ações de melhoria implementadas pela BRK na cidade, basta acessar o site da empresa e os perfis da concessionária nas redes sociais.

Para solicitação de atendimento, a concessionária disponibiliza os contatos via telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas, e pelo WhatsApp pelo (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.