BRK realiza a limpeza preventiva de seis reservatórios de água tratada em Porto Ferreira

Objetivo é garantir a qualidade da água distribuída à população da cidade

BRK realiza a limpeza preventiva de seis reservatórios de água tratada em Porto Ferreira

Você já deve ter ouvido falar em algum momento sobre a importância de periodicamente realizar a limpeza da caixa d"água da sua casa. Agora, você sabia que isso também é feito nos reservatórios da rede de abastecimento de água de Porto Ferreira? A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município, reconhece essa iniciativa como uma ação preventiva de grande importância, e que complementa o controle da qualidade da água tratada que abastece todos os imóveis da cidade.

Em 2023, a limpeza preventiva será realizada em seis reservatórios de água. Para amenizar eventuais impactos no abastecimento, o serviço será realizado nos meses de inverno. O período mais frio do ano é também aquele em que o consumo de água é menor.

A programação com as datas dos serviços será comunicada previamente aos moradores das regiões abastecidas por cada reservatório que passa pela manutenção. Isso é feito porque para a limpeza, o reservatório precisa ser esvaziado e, durante o serviço, os moradores dos bairros atendidos por aquela unidade podem sentir oscilações no abastecimento de água.

"Realizamos a limpeza preventiva dos reservatórios para garantir que a água que está sendo distribuída na cidade mantenha a qualidade de quando sai da estação de tratamento. Nossa preocupação é constante com o produto que nosso cliente está recebendo. Por isso, não nos descuidamos de manter o rigor também neste processo", afirma Alex Zampieri, gerente de operações da BRK.

Além da qualidade da água, as ações realizadas nos reservatórios também têm como objetivo avaliar a estrutura de cada unidade para ter garantias de que eles operam em plenas condições. Especialistas analisam e atestam por meio de laudos técnicos, as condições internas e externas de cada local de reservação, reforçando a segurança operacional para funcionários e para a população que recebe o produto.

O serviço é realizado com hidrojateamento, que proporciona mais agilidade e eficiência. No final, há o processo de desinfecção do reservatório com hipoclorito e, posteriormente, antes que a água armazenada ali seja distribuída, há o controle da qualidade com a realização de análises físico-químicas e microbiológicas. No total, seis funcionários trabalham na ação em cada reservatório e a limpeza leva, em média, quatro horas.

Confira a lista dos reservatórios que receberão a limpeza preventiva ao longo de 2023:

  • Reservatório José Gomes (1000m3) – Zona Leste
  • Reservatório Porto Belo II (500m3) – Zona Norte
  • Reservatório Vila Real II (850m3) – Zona Norte
  • Reservatório R5 – Localizado na ETA – Região Central
  • Reservatório R6 – Localizado na ETA – Região Central
  • Reservatório R7 – Localizado na ETA – Região Central

Lavagem caixa d"água

Assim como a concessionária faz a limpeza preventiva dos seus reservatórios, é importante que os clientes também façam esse procedimento com suas caixas d"água. Preferencialmente, isso deve ser realizado a cada seis meses. Assim, a água que chega à residência dentro dos padrões de potabilidade, se manterá assim mesmo depois de ficar armazenada por algum tempo na caixa d"água.

No site da BRK é possível aprender o passo a passo de como realizar essa limpeza, e pode ser conferido em https://blog.brkambiental.com.br/limpeza-caixa-dagua/. Lembre-se: após o término da limpeza, é importante deixar a caixa fechada para evitar que o local se torne um ponto para a proliferação do mosquito da dengue e também para que fique livre de sujeiras, pequenos animais e de insetos.