Centro de Zoonoses aplica vacina contra a raiva em cães e gatos nesta terça e quarta

Local será a USF Arlindo Vicente, no Jardim Paschoal Salzano, onde cavalo morreu da doença na semana passada

Centro de Zoonoses aplica vacina contra a raiva em cães e gatos nesta terça e quarta

O Centro de Controle de Zoonoses de Porto Ferreira informa que nesta terça e quarta-feira (18 e 19/04) estará com uma equipe na USF Arlindo Vicente – rua Vanderlei Bueno Mesquita, 40, Jardim Paschoal Salzano –, fazendo a aplicação de vacina antirrábica em cães e gatos. O horário será das 9 às 14 horas.

Além da aplicação do imunizante, também serão passadas orientações aos moradores. Na semana passada, um cavalo encontrado caído em uma área rural próximo aos bairros Jardim Paschoal Salzano e Jardim Recreio veio a óbito e teve seu diagnóstico confirmado para raiva, por meio do Instituto Biológico.

O Centro de Controle de Zoonoses, juntamente com a Divisão de Meio Ambiente, Controle de Vetores e Vigilância Epidemiológica, também realizará um para levantamento e identificação dos equídeos (cavalos) do município e orientações sobre vacinação antirrábica para proprietários não apenas de cães e gatos, mas também dos animais de grande porte.

Apesar de ter sido realizada vacinação antirrábica em cães e gatos nesses bairros em dezembro do ano passado, o Centro de Controle de Zoonoses realiza uma nova campanha esta semana para atingir o maior número possível de animais vacinados. Aproveitando a oportunidade, para orientar os responsáveis de grandes animais também.

O que é?

A raiva é uma zoonose, ou seja, doença transmitida tanto para o homem quanto para os animais. Envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução.

É uma doença de extrema importância para a saúde pública, devido a sua letalidade de aproximadamente 100%, entretanto, pode ser prevenida por meio da vacinação antirrábica.

Para cães e gatos, o Centro de Controle de Zoonoses realiza a vacinação gratuita durante todo o ano. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3581-5737.

Para animais de grande porte, como no caso dos equinos, o responsável pelos animais precisa realizar a vacinação uma vez ao ano, em caso de já ter sido vacinado. Caso seja a primeira dose da vacinação antirrábica, é necessário repetir após 30 dias da primeira aplicação.

Animais de grande porte, logo após o desmame, ou seja, entre 3 a 4 meses, devem ser vacinados.

Transmissão

A transmissão da raiva ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva de um animal já infectado penetra em outro organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordeduras, arranhaduras ou lambeduras.

O vírus da raiva possui como reservatório principal os morcegos hematófagos, mas também outros animais silvestres. A principal forma de transmissão do vírus da raiva aos equídeos ocorre por meio de mordidas desses animais.

Por isso, é importante em caso de encontrar morcegos caídos não tocar e avisar o Controle de Vetores (3581-2299).

Para humanos, em caso de mordeduras por animais não vacinados ou desconhecidos, a orientação é procurar atendimento na Unidade de Saúde mais próxima ou buscar informações na Vigilância Epidemiológica (3585-2993).