Via Sacra e a atualidade do tema da CF 2023 no Santuário de São Sebastião

Um convite à reflexão durante a Semana Santa e o Tríduo Pascal.

Via Sacra e a atualidade do tema da CF 2023 no Santuário de São Sebastião

A Via Sacra é um dos exercícios mais piedosos e significativos da Quaresma, que nos leva a meditar na paixão de Cristo e a refletir sobre o sofrimento que Ele suportou desde o momento em que foi condenado à morte até a sua crucificação no Monte Calvário. Composta por 14 estações, a Via Sacra é uma oração que nos permite caminhar com Jesus em seus últimos momentos e nos conectar com a dor que Ele sentiu.

Neste ano, o Santuário de São Sebastião, localizado na cidade de Porto Ferreira, decidiu realizar uma encenação associando a Via Sacra à Campanha da Fraternidade 2023, que tem como tema "Fraternidade e Fome", com o lema "Dai-lhes vós mesmos de comer". A ideia era contextualizar a atualidade do Brasil, onde milhões de pessoas passam fome todos os dias.

A cada estação da Via Sacra, pessoas da comunidade representavam a cena, trazendo expressões da pobreza, fome e da luta pela sobrevivência. O gesto mais marcante, que chamou a atenção dos fiéis, foi quando uma família pobre teve o rosto enxugado com um pano, que ficou estampado com a imagem de Cristo. Essa cena fez uma conexão direta com a sexta estação, onde a piedosa mulher chamada Veronica enxugou o rosto de Jesus, que estava sofrendo sob o peso da cruz.

Ao acompanhar a encenação, foi possível refletir sobre a atualidade do tema da CF 2023 e sobre como cada um de nós pode se tornar um agente transformador da realidade em que vivemos. A partir da Via Sacra, fomos convidados a olhar para a realidade das pessoas que sofrem com a fome e a pobreza, e a nos perguntar o que podemos fazer para ajudar a mudar essa realidade.

Com a realização desse gesto simbólico, o Santuário de São Sebastião proporcionou uma experiência profunda de espiritualidade e comprometimento social, levando os fiéis a uma reflexão sobre a importância de sermos solidários e compassivos com os mais necessitados. Que essa celebração possa inspirar mais gestos de amor e de cuidado em nossa comunidade!

O Santuário de São Sebastião também convida a comunidade a participar de todas as celebrações da Semana Santa, que é um momento muito especial para a nossa fé cristã.

Durante toda a semana, haverá celebrações piedosas que nos ajudarão a refletir sobre o significado da Paixão e Morte de Cristo, e a nos preparar para a celebração da Ressurreição do Senhor. A Semana Santa é um momento de profunda espiritualidade e de renovação da nossa fé, e é uma oportunidade para estarmos mais próximos de Jesus e de vivenciarmos a sua presença em nossas vidas.

O cerne de toda a Semana Santa se concentra no Tríduo Pascal, que começa na quinta-feira santa com a celebração da Ceia do Senhor, onde recordamos a instituição da Eucaristia e do sacerdócio. Na sexta-feira santa, celebramos a Paixão e Morte de Cristo, e meditamos sobre o seu sacrifício na cruz para nos salvar do pecado. No sábado santo, a Igreja se une em vigília, aguardando a ressurreição do Senhor. E no domingo de Páscoa, celebramos a vitória de Cristo sobre a morte e a sua ressurreição gloriosa, que nos dá a esperança da vida eterna.

Portanto, convidamos a todos para acompanharem a Semana Santa e participarem das celebrações que serão realizadas no Santuário de São Sebastião e em outras paróquias da região. Que esse momento de oração e de reflexão nos ajude a renovar a nossa fé e a nos tornarmos cada vez mais próximos de Jesus, que é a nossa luz e a nossa salvação.