Secretaria de Cultura: artistas comentam 'noivado' de Regina Duarte

Secretaria de Cultura: artistas comentam 'noivado' de Regina Duarte

Atriz se reuniu com presidente Jair Bolsonaro nesta segunda e deve visitar Brasília para conhecer mais sobre o cargo na quarta (22), antes de decidir se aceita o convite. Veja repercussão. Presidente Jair Bolsonaro e ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, em reunião com Regina Duarte

Reprodução

Artistas se manifestaram nas redes sociais após a atriz Regina Duarte conversar com o presidente Jair Bolsonaro sobre cargo na Secretaria Especial da Cultura.

Os dois tiveram uma reunião no Rio de Janeiro para tratar do tema nesta segunda-feira (20). Depois da conversa, ela escreveu que está "noivando" com o governo.

"Após conversa produtiva com o presidente Jair Bolsonaro, Regina Duarte estará em Brasília na próxima quarta-feira, 22, para conhecer a Secretaria Especial da Cultura do governo federal. 'Estamos noivando', disse a artista após o encontro ocorrido nesta tarde no Rio de Janeiro", disse o Planalto na nota.

Na quarta-feira (22) a atriz vai a Brasília para conhecer a Secretaria Especial da Cultura. Ela foi convidada pelo presidente para assumir o órgão na sexta-feira (17).

Segundo a colunista do G1 Cristiana Lôbo, Regina Duarte disse a amigos que vai aceitar o convite para assumir a secretaria.

Cris Lôbo: "Governo já dá como certo a ida de Regina Duarte para a Cultura"

Em nota, a Globo informou que: "A atriz Regina Duarte tem contrato vigente com a Globo e sabe que, se optar por assumir cargo público, deve pedir a suspensão de seu vínculo com a emissora, como impõe a nossa política interna, de conhecimento de todos os seus colaboradores."

Veja repercussão

Alexandre Frota, ator e deputado federal

"Regina Duarte diz 'sim' a Bolsonaro. Outra que será enganada por esse cara e com detalhe ela não sabe a bandidagem que está instalada na Cultura", escreveu Frota no Twitter.

Carlos Vereza, ator

Initial plugin text

Lobão, cantor

"Eu acho a Regina um amor de pessoa, tenho a maior admiração por ela. Só fico muito preocupado por ela por entrar em um momento em que o Bolsonaro não é mais uma opção para nada. O Bolsonaro tem que ser interditado. Isso é o primeiro passo.

O segundo é o fato de usar descaradamente a imagem de boazinha, que realmente a Regina é o amor, em uma hora que a Secretaria de Cultura está infestada das mesmas pessoas. O pessoal do Alvim está lá, pessoal da Funarte é o mesmo, os terraplanistas, o outro lá da Biblioteca Nacional. São todos as mesmas pessoas. Ela vai ter que se adaptar a essa política deles. O que é pior é que vai fazer aquela cortina de fumaça rósea no meio dessa situação absolutamente séria.

Fico muito preocupado da Regina estar sendo usada para edulcorar uma situação insustentável", disse o cantor ao G1.

Tico Santa Cruz, cantor

Initial plugin text

Paulo Coelho, escritor

Initial plugin text

Paula Lavigne, empresária e produtora cultural

Ao G1, Lavigne afirmou:

"O que eu espero de Regina Duarte?

A lista é grande, aí vai:

Que lute pelo respeito à liberdade de expressão, de pensamento e de fé, sem 'filtros' ou 'curadorias' na condução das políticas públicas de cultura;

Que promova uma revisão completa do desmonte da cultura brasileira que vinha sendo promovido por seu antecessor, o que certamente vai dar trabalho...;

Que cancele o projeto de cultura dirigida que foi anunciado;

Que trabalhe pela recomposição do orçamento da cultura permitindo que as instituições culturais funcionem efetivamente em prol da sociedade brasileira;

Que revise todas as nomeações para órgãos fundamentais, como a FUNARTE, a Fundação Palmares, a Fundação Casa de Ruy Barbosa, a ANCINE, o IPHAN, e em diversos postos de comando da Secretaria de Cultura, valorizando os pesquisadores e técnicos dessas instituições;

Que batalhe pelos direitos dos artistas, dos diretores, dos autores, dos compositores e de todos os que produzem arte e cultura no Brasil.

Espero também que ela tenha muita sorte e consiga vencer as dificuldades, em nome da uma classe que vem sendo atacada e da qual ela faz parte."