AMD confirma Big Navi a caminho e se prepara para incomodar NVIDIA

AMD confirma Big Navi a caminho e se prepara para incomodar NVIDIA

A AMD já começa a incomodar seriamente a Intel com seus processadores fabricados em processo mais avançado e com menor custo, conquistando cada vez mais o público geral e especialmente, os gamers. Para 2020, a companhia já planeja se tornar uma pedra no sapato de outra concorrente, desta vez na categoria de placas gráficas.

Ainda na CES, uma sessão de perguntas e respostas com a CEO da AMD, Lisa Su, deixou no ar a possibilidade de que a série chamada Big Navi, de placas gráficas de última geração para competir de igual para igual com a Nvidia, poderia estar a caminho do mercado ainda este ano. No entanto, restou uma dúvida no coração de quem é mais cauteloso na hora de cravar informações — o que é sempre bom, diga-se de passagem.

Mas agora está confirmado. A própria presidente da AMD revelou, no programa The Bing Up, do canal da empresa no YouTube, que a Big Navi está a caminho. "Ouvi alguns rumores no Twitter e Reddit de que as pessoas estavam se questionando sobre a Big Navi. Posso dizer que vocês vão ver a Big Navi em 2020", garantiu a executiva, que ainda confirmou que a arquitetura Zen 3 deve ser oficializada em breve.

-
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-

Claro que Su tomou cuidado para não revelar coisa demais sobre a placa de vídeo que muitos acreditam ser a "matadora de NVIDIA". Rumores apontam que a GPU, internamente chamada Navi 23, utilizaria arquitetura RDNA 2.0, utilizando o processo de fabricação de 7 nm. Mas, enquanto a AMD trabalha em seu modelo topo de linha, a NVIDIA também corre atrás de novidades e em breve deve anunciar o chip AMPERE em agosto.

A grande notícia é que o mercado de placas gráficas deve ser balançado este ano e, assim, o consumidor ganha mais boas opções para montar suas máquinas. Porém, é necessário aguardar para ver se as empresas vão realmente entregar tudo o que esperamos.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: