Chuvas continuam batendo recordes: foram 635,1 mm no prazo de 30 dias

Assim, o mês de dezembro fechou com registros inéditos. Foram 492,5 milímetros, também a maior quantidade dos últimos 30 anos.

Chuvas continuam batendo recordes: foram 635,1 mm no prazo de 30 dias

As chuvas que caem em Porto Ferreira desde meados de dezembro vêm batendo recordes seguidos, de acordo com os números da Defesa Civil do município.

Começou com a chuva do dia 28 de dezembro, a maior desde que as medições diárias começaram a ser realizadas pelo órgão. Naquele dia, foram 136,8 milímetros. Nos registros do aplicativo Hidroweb, da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), no dia 28 choveu 168,2 mm.

Assim, o mês de dezembro fechou com registros inéditos. Foram 492,5 milímetros, também a maior quantidade dos últimos 30 anos. Aliás, foi uma das quatro ocasiões em que os registros superaram 400 mm mensais de chuva desde 1991.

Agora, um novo recorde. Se analisados os números entre os dias 23 de dezembro e 23 de janeiro, pelos dados da Defesa Civil local foram 635,1 mm de chuva. Isso representa aproximadamente a metade da média anual de precipitações. Ou seja, em um mês choveu metade do que normalmente chove num ano inteiro.

Se forem tomados os dados da ANA, porém, os números são ainda mais impactantes. No registro entre os dias 23 de dezembro e 23 de janeiro choveu 859 mm. Outro dado curioso, nos primeiros 25 dias deste ano, somente em quatro não houve chuva: 8, 9, 16 e 25.


Cheia do Santa Rosa provoca alagamento na avenida Rudolf Streit após 50 anos

Apesar da grande quantidade de chuvas desde dezembro, o nível do rio Moji-Guaçu permaneceu alto, mas sem provocar maiores transtornos. Foi somente