Moção homenageia atletas da Academia de Taekwondo Osni Martins

Vereadora Luciane Lourenço propôs a homenagem pela participação no campeonato Hwarangdo Open

Moção homenageia atletas da Academia de Taekwondo Osni Martins

Os vereadores da Câmara Municipal de Porto Ferreira aprovaram, na sessão ordinária de segunda-feira (07/11), a Moção de Aplauso nº 37/2022, de autoria da vereadora Luciane Lourenço (PSD), destinada aos atletas da Academia de Taekondo Osni Martins, congratulando-os por terem participado do 15º Hwarangdo Open, realizado no dia 23 de outubro.

A autora da matéria foi a primeira a falar sobre a moção. "É um orgulho estar lendo uma moção dessa em que todos os atletas trouxeram medalha para nossa cidade. O esporte é muito importante em nossa sociedade, com forma de afastar as crianças das drogas. Então, eu queria parabenizar você, Osni Martins, não só por esse evento, mas também por tudo que você faz no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência)."

Além dos alunos e do professor, a parlamentar também parabenizou todos os pais. "A importância de incentivar o filho a praticar um esporte quando muitos não tem condição. Meus parabéns a todos os alunos, a todos os pais."

Finalizando, Luciane Lourenço falou sobre sua emenda a ser enviada para a Secretaria de Esportes e Lazer. "A emenda de minha autoria que eu destinarei R$ 15 mil ao nosso setor de esportes para eventos esportivos, porque tem crianças também que não tem como pagar. Deixar claro a importância do esporte e o orgulho de estar fazendo essa moção a você, Osni Martins, a todos os alunos e a vocês, pais, meus parabéns", concluiu.

O vereador Ricardo Patroni (PSD) parabenizou a vereadora Luciane Lourenço pela moção. "E também pela destinação das emendas. Não poderia deixar de parabenizar o colega Osni Martins, os atletas de sua academia de taekwondo e também a todos familiares que incentivam as crianças e adolescentes a praticarem esse esporte."

A importância do taekwondo foi ressaltada pelo parlamentar. "E o trabalho que a academia do Osni desenvolve, que vai além muito do esporte, sendo um veículo de incentivo a educação, a saúde e a inclusão social em Porto Ferreira. Entre o ano passado e este ano, destinei R$ 19 mil para o Fundo Municipal de Incentivo ao Esporte com o objetivo de custear os atletas ferreirenses nas competições, para compra de equipamentos esportivos, entre outros", explicou.

Ricardo Patroni salientou que os atletas ferreirenses estão toda semana sendo premiados. "Nós abrimos as redes sociais e vemos algum atleta ferreirense ganhando medalhas. É um orgulho para nós como vereadores estarmos também participando e destinando emendas", finalizou.

Já o vereador Élcio Arruda (MDB) disse que a moção é mais que justa. "Estou muito feliz de estar aqui comentando esse momento. Osni, parabéns pelo trabalho que você realiza, sei que você é um lutador, tanto de taekwondo quanto das causas sociais do nosso município e vocês merecem todos os nossos elogios."

Segundo o parlamentar, hoje em dia, é difícil manter um filho praticando um esporte. "Sabemos da importância socioeducativa que tem o esporte e ainda mais com esses meninos e meninas trazendo essas medalhas para Porto Ferreira. Podem contar comigo, eu tenho certeza que podem contar com toda a Câmara Municipal."

Élcio Arruda deu a sugestão de a academia solicitar a declaração de utilidade pública. "Para que nós possamos buscar recurso e destina-lo diretamente para a academia, para desenvolver todo esse projeto de atletas e o trabalho social que você faz no nosso município", finalizou.

O vereador Sérgio de Oliveira (União Brasil) também foi à tribuna parabenizar a academia. "Nós já conhecíamos o trabalho do Osni frente ao Proerd e agora também como proprietário da academia de taekwondo, formando esse monte de campeões. Parabenizo todos os atletas que competiram, os pais que, primeiramente, procuraram Osni para colocarem o filho na academia e depois por dar todo o apoio e suporte para que os filhos pudessem competir."

Sérgio de Oliveira propôs que agendassem uma reunião com o secretário de Esportes e Lazer, Anselmo Basílio. "Nós podemos tentar trazer uma etapa dessa competição para nossa cidade. Uma competição de taekwondo nós não estamos acostumados, mas temos que dar oportunidade para esses esportes, para os esportes individuais", pontuou.

O vereador Marcelo Ozelim (Progressistas) parabenizou a vereadora pela moção. "Muito importante estarmos incentivando o esporte em nosso município e o Osni tem um trabalho voltado para o social, por meio do Proerd, e tem também passado essa coisa boa que o esporte traz."

"Parabenizar todos os atletas campeões e destacar a participação da família, que é muito importante no incentivo dessas crianças. Não poderia deixar de registrar a minha alegria em ter todos vocês aqui na noite de hoje. Parabéns mais uma vez aos atletas, ao Osni e também a todos os familiares dos atletas", discursou Marcelo Ozelim.

Terminando as falas, o presidente da Câmara, vereador Alan João (PSD), parabenizou a todos em nome da Câmara Municipal. "Pelo trabalho que vem sendo realizado e pelo excelente desempenho que vocês tiveram nessa competição. Isso nos orgulha muito e é uma atividade importante para poder inserir esses jovens e adultos em uma modalidade esportiva."

O presidente falou sobre a falta de políticas públicas para viabilizar a profissionalização dos atletas. "Porque são as modalidades coletivas que fazem mais sucesso no Brasil e essas modalidades individuais, infelizmente, não tem o mesmo prestígio para o Estado, mas o governo precisa sim apoiar esses atletas", afirmou.