Repartições públicas municipais não abrem na segunda-feira, véspera do feriado da República

Data será ponto facultativo, conforme decreto municipal

Repartições públicas municipais não abrem na segunda-feira, véspera do feriado da República

As repartições públicas municipais de Porto Ferreira não funcionarão na segunda-feira (14/11), com exceção de eventuais serviços em regime de plantão. A data é véspera do feriado nacional do Dia da República e o ponto facultativo é regulamentado por decreto municipal.

Assim, escolas, unidades de Saúde (Caps etc.), Casa do Empreendedor, Casa do Trabalhador e Poupatempo estadual, entre outras repartições, ficarão fechadas. A entrega do leite na Vaca Mecânica será na quarta-feira (16/11), das 8h às 12h.

No início de 2022, também por decreto, foram suspensos três pontos facultativos referentes ao Carnaval (dias 28 de fevereiro, 1 e 2 de março), devido ao agravamento da situação pandêmica.

Outras informações sobre o calendário municipal podem ser acessadas AQUI.

Data comemorativa

A Proclamação da República do Brasil foi decretada em 15 de novembro de 1889, sendo este o momento em que o regime republicano foi instalado no país, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império e acabando com a soberania de Dom Pedro II, imperador do Brasil naquele tempo.

A Proclamação da República aconteceu no Rio de Janeiro, a antiga capital do país, por um grupo de militares liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que deu um golpe de estado no Império.

Marechal Deodoro da Fonseca instituiu uma república provisória e se consagrou o primeiro presidente do Brasil. A partir desse momento, a população poderia eleger os seus governantes, por meio de voto direto.

O Brasil era considerado o único país independente do continente americano que ainda era governado por um imperador. A independência do país já havia sido conquistada em 7 de setembro de 1822, por decreto de D. Pedro I.