Tradição SP traz figura do Saci para escolas e população de Porto Ferreira

A atividade está promovendo espetáculos, oficinas, sessões de documentários e exposições sobre o Saci, do artista Luiz Roberto Jussiani, o folclore e os trabalhos do Jean Gabriel Villin

Tradição SP traz figura do Saci para escolas e população de Porto Ferreira

Entre os dias 25 e 31 de outubro a Secretaria de Cultura e Economia Criativa está realizando a atividade "O Saci de Porto Ferreira e o Folclore Regional", que foi contemplada pelo edital Tradição SP, do Governo do Estado de São Paulo. A ação tem como objetivo valorizar e preservar as figuras do Folclore Brasileiro e substituir a comemoração norte-americana do dia 31 de outubro para uma comemoração brasileira. Além disso, Porto Ferreira tem uma intima ligação com a figura do Saci devido ao ilustrador Jean Gabriel Villin, que passou a maior parte de sua vida em Porto Ferreira e reinventou a figura folclórica em vários livros de Monteiro Lobato. A atividade está promovendo espetáculos, oficinas, sessões de documentários e exposições sobre o Saci, do artista Luiz Roberto Jussiani, o folclore e os trabalhos do Jean Gabriel Villin.

Na manhã desta quinta-feira (27/10), aconteceu o espetáculo "As Tramas do Saci-pererê, da Era Cia. de Teatro e Dança, alunos do Núcleo Municipal de Educação Infantil Mãe Maria, vieram acompanhar a apresentação que aconteceu no prédio do antigo Museu Histórico, ao lado da Biblioteca Municipal, Sede da AFEALC, na rua João Procópio Sobrinho, 397, Centro da cidade. As crianças puderam apreciar e interagir no espetáculo envolvente que narra as histórias vividas por Pedrinho (Bruno Prado) e Emília (Lara Costa) aos arredores do Sítio do Picapau Amarelo. Na peça teatral, os dois personagens centrais procuram a figura mais travessa do folclore brasileiro, o Saci-pererê, que tramou uma emboscada e deixou ambos perdidos – criando um conflito entre eles.

Pedrinho culpa Emília por acreditar nas pegadinhas do malicioso menino do gorro vermelho, a partir desse momento, elaboram formas de fazê-lo cair em uma emboscada e pedir desculpas pelos transtornos vividos. A proposta dramatúrgica surge pelo aprofundamento das obras pertencentes ao artista Jean Gabriel Villin, ferreirense que reelaborou a figura do Saci.


SACI 2022